Da produção coletiva de livros didáticos digitais aos usos feitos por professores de matemática: o caso do grupo francês Sésamath
Palavras-chave:
documentation approach to didactics, documentational trajectory, Sésamath, textbooks, digital resourcesResumo
Este artigo almeja contribuir para a discussão "dos artefatos aos instrumentos: o trabalho individual e coletivo do professor de matemática" propondo uma abordagem segundo duas perspectivas: a análise do design de livros didáticos e recursos digitais por uma associação de professores franceses, Sésamath, e a análise da sua integração no processo de ensino à partir dos usos feitos por uma professora do ensino fundamental. Este trabalho se situa no quadro teórico da Abordagem documental do didático, cujo enriquecimento se dá a partir do conceito de trajetória documental. Nós colocamos em evidência a dinâmica do desenvolvimento profissional no design dos recursos da associação. O uso reduzido dos recursos de Sésamath pelo professor observado, mesmo esse recurso sendo o escolhido para seu estabelecimento de ensino, pode ser compreendido à partir da análise da sua trajetória documental.
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