Da produção coletiva de livros didáticos digitais aos usos feitos por professores de matemática: o caso do grupo francês Sésamath

Auteurs

  • Katiane de Moraes Rocha Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Luc Trouche Institut français de l’éducation – Lyon

Mots-clés :

documentation approach to didactics, documentational trajectory, Sésamath, textbooks, digital resources

Résumé

Este artigo almeja contribuir para a discussão "dos artefatos aos instrumentos: o trabalho individual e coletivo do professor de matemática" propondo uma abordagem segundo duas perspectivas: a análise do design de livros didáticos e recursos digitais por uma associação de professores franceses, Sésamath, e a análise da sua integração no processo de ensino à partir dos usos feitos por uma professora do ensino fundamental. Este trabalho se situa no quadro teórico da Abordagem documental do didático, cujo enriquecimento se dá a partir do conceito de trajetória documental. Nós colocamos em evidência a dinâmica do desenvolvimento profissional no design dos recursos da associação. O uso reduzido dos recursos de Sésamath pelo professor observado, mesmo esse recurso sendo o escolhido para seu estabelecimento de ensino, pode ser compreendido à partir da análise da sua trajetória documental.

Biographie de l'auteur

Luc Trouche, Institut français de l’éducation – Lyon

Professeur des UniversitésInstitut français de l’éducation – Lyon – França

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Publiée

2016-06-29

Comment citer

Rocha, K. de M., & Trouche, L. (2016). Da produção coletiva de livros didáticos digitais aos usos feitos por professores de matemática: o caso do grupo francês Sésamath. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 6(3). Consulté à l’adresse http://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2246

Numéro

Rubrique

ARTIGOS - EDIÇÃO TEMÁTICA - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA