Uma proposta para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica de professores de matemática
Palavras-chave:
teoria da instrumentação, conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo, construcionismo e instrucionismo, espiral da aprendizagemResumo
A integração da tecnologia na prática pedagógica de professores de Matemática é um processo que envolve diversas dimensões. Nesse texto apresento algumas reflexões acerca de referenciais teóricos que, trabalhados de forma conjunta e articulada, podem permitir compreender tais dimensões. Os principais aportes teóricos são a teoria da instrumentação, na perspectiva desenvolvida por Rabardel (1995), e os estudos sobre a base de conhecimentos necessários para o uso de tecnologia por professores desenvolvidos por Mishra e Khoeler (2006). Para dar apoio às argumentações, serão utilizados resultados de pesquisas desenvolvidas ou orientadas por mim.
Referências
ARTIGUE, M. Teacher training as a key issue for the integration of computer technologies, In: Information and communications technologies in school mathematics, Ed D. Tinsley and D. C. Johnson IFIP 98, Chapman and Hall, 1998, pp. 121-129.
ARTIGUE, M. Learning mathematics in a caseenvironment: the genesis of a reflection about instrumentation and the dialectics between technical and conceptual work. Journal of Computers for Mathematical Learning,2001.
ARTIGUE, M.; LAGRANDE, J-B. Instrumentation et écologie didactique de calculatrices complexes: éléments d'analyse a partir d'une expérimentation en classe de Première S. In: CONGRESS DES CALCULATRICES SYMBOLIQUES ET GEOMETRIQUES DANS L'ENSEIGNEMENT DES MATHEMATIQUES,Atas...Montpellier, IREMde Montpellier, 1999, p. 15-38.
BALACHEFF,N.La transposition informatique, un nouveau problème pour la didactique. In:ARTIGUE,M. et al.Vingt ans dedidactique des mathématiques enFrance. Grenoble: La Pensée Sauvage éditions, 1994. pp.364-370.
BITTAR, M. Les vecteurs dans l'enseignement secondaire. Une analyse en termes d'outil et d'objet. Étude de difficultés d'élèves dans deux environnements: Cabri-géomètre e papier crayon. 1998. Tese (Doutorado) -Universidade Joseph Fourier, Grenoble, 1998.
BITTAR, M.A Incorporação de um Software em uma Sala de Matemática: uma análise segundo a abordagem instrumental. In: Ana Paula Jahn; Norma Suely Gomes Allevato. Org.). Tecnologias e Educação Matemática: ensino, aprendizagem e formação de professores. 1ªed.Recife: SBEM, 2010, v. 7, p. 209-225
BITTAR, M.A Escolha do Software Educacional e a Proposta Didática do Professor: estudo de alguns exemplos em matemática. In: BELINE, W.; COSTA, N. M. L. Educação Matemática, Tecnologia e Formação de Professores: algumas reflexões.Campo Mourão, PR: Editora de Fecilcam, 2010, pp. 215-243.
BITTAR, M. A abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática. Educar em Revista(Impresso). Curitiba: Editora UFPR, v. 1, pp. 157 –171, 2011.
BROUSSEAU, G. Fondements et Méthodes de la Didactique des Mathématiques. Recherches en Didactique des Mathématiques, Grenoble: La pensée sauvage,v. 7, n. 2, p. 33-116, 1986.
BROUSSEAU, G. Thetheory of didactic situations. Kluwer Academic Publisher, 1997.
CHAACHOUA, H.et al. Usages éducatifs des technologies de l’information et de la communication: quelles nouvelles compétences pour les enseignants?, Rapport de rechercheINRP,2001.
CORAÇA, A. R. R. O Uso do Computador na Prática Pedagógica de Professores de Matemática que Atuam como Professores de Tecnologia. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática)–Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMatemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS, 2010.
GREGIO, B. M. A.Formação continuada de professores e pesquisa-formação:possibilidades e dificuldades na formação de professores para uso de tecnologias no ensino da Matemática. 2012. Tese (Doutoradoem Educação) –Programa de Pós-Graduação emEducação, do Centro de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grossodo Sul. Campo Grande, MS, 2012.
GREGIO, B. M. A.; BITTAR, M. Pesquisa-formação: o uso de tecnologias no ensino de matemáticanos anos iniciais. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA -SIPEM. Anais...Petrópolis: SBEM, 2012.
GROSSMAN, P.; WILSON, S.; SHULMAN, L. Teachers of substance: Subject matterknowledge for teaching. Knowledge Base for the Beginning Teacher,1989, p. 23-36.
MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Knowledge. Teachers College Record, v.108, n.6, June 2006, pp. 1017–1054.
NICAUD,J.F.;BITTAR,M.;CHAACHOUA,H.;INAMDAR,P.;MAFFEI,L. Experiments of Aplusix in four countries. International Journal for Technology in Mathematics Education. v. 13, n. 2, 6, 2006.
PADILHA, L. C. S.Integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática do 6º ao 9º ano do ensino fundamental que é professor de sala de tecnologia. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) -Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS, 2013.
PAPERT, S. LOGO: Computadores e Educação. São Paulo: Brasiliense, 1985.
PAPERT, S. AMáquina das Crianças.2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
RABARDEL, P. Les hommes et les technologies: une approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin, 1995.
RABARDEL, P. Eléments pour une approche instrumentale en didactique des mathématiques. Actes de la Xème Ecole d'Eté de Didactique des Mathématiques, Houlgate, v.I, p. 203-213, 1999.
ROCHA, K. M.;BITTAR, M.Uma articulação teórica para análise de um processo de integração da tecnologia na prática pedagógica. Nuances, v. 25, v.2, p. 109-126, 2014.
ROCHA, K. de M. Um estudo da apropriação do software Superlogo por acadêmicos de um curso de pedagogia para o ensino de Matemática. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Matemática) -Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,2014.
SHULMAN, L.Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching.Educational Researcher, v. 15, n. 2,pp. 4-14, 1986.
SHULMAN, L. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p.1-22, 1987.
VALENTE, J. A. Aespiral da espiral de aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação. 2005. Tese (Livre docência)–Universidade Estadual de Campinas, Campinas,São Paulo, 2005.
VERGNAUD G. La théorie des champs conceptuels.Recherches en Didactique des Mathématiques, v. 10, n.2.3, pp. 133-170 Grenoble: La PenséeSauvage, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.