Uma proposta para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica de professores de matemática

Autores

  • Marilena Bittar Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

teoria da instrumentação, conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo, construcionismo e instrucionismo, espiral da aprendizagem

Resumo

A integração da tecnologia na prática pedagógica de professores de Matemática é um processo que envolve diversas dimensões. Nesse texto apresento algumas reflexões acerca de referenciais teóricos que, trabalhados de forma conjunta e articulada, podem permitir compreender tais dimensões. Os principais aportes teóricos são a teoria da instrumentação, na perspectiva desenvolvida por Rabardel (1995), e os estudos sobre a base de conhecimentos necessários para o uso de tecnologia por professores desenvolvidos por Mishra e Khoeler (2006). Para dar apoio às argumentações, serão utilizados resultados de pesquisas desenvolvidas ou orientadas por mim.

Biografia do Autor

Marilena Bittar, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação MatemáticaPrograma de Pós-graduação em Educação Matemática/INMAUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul – MS - Brasil

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Publicado

2016-06-07

Como Citar

Bittar, M. (2016). Uma proposta para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica de professores de matemática. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 6(3). Recuperado de http://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2252

Edição

Seção

ARTIGOS - EDIÇÃO TEMÁTICA - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA