Problemas que envolvem relação entre dois ou mais conjuntos no âmbito do raciocínio combinatório

Autores

  • José Fernando Fernandes Pereira Universidade Cruzeiro do Sul
  • Edda Curi Universidade Cruzeiro do Sul

Palavras-chave:

educação matemática, ensino fundamental, campo multiplicativo, raciocínio combinatório, princípio fundamental da contagem

Resumo

É propósito deste artigo apresentar propostas de melhoria nas expectativas de aprendizagem de crianças de uma classe de quinto ano, de uma escola da rede pública estadual, quando transitam por situações-problema que envolvem o raciocínio combinatório. Para tanto, foram implementadas sequências de atividades que nos permitissem identificar como esses alunos desenvolvem esses problemas e, posteriormente, indicar propostas que poderiam possibilitar avanços na qualidade de suas resoluções. A metodologia utilizada é de análise documental, por meio de pesquisa nos protocolos dos alunos, buscando vestígios de seus encaminhamentos e categorizando essas resoluções com o propósito de inferir resultados que nos permitissem propor diferentes formas na abordagem do problema. O referencial teórico que sustenta o trabalho é a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud. Foram utilizados, também como referência, trabalhos publicados por alguns pesquisadores da área. Além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de matemática nessa turma, nossa proposta consolida o desenvolvimento profissional da professora envolvida. A pesquisa maior que encampa este trabalho tem financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior – CAPES

Biografia do Autor

José Fernando Fernandes Pereira, Universidade Cruzeiro do Sul

Professora e Coordenadora do Programa de pós graduação em ensino de ciências

Referências

BORBA, R. E. S.; AZEVEDO, J. A construção de árvores de possibilidades com recurso computacional: o desenvolvimento do raciocínio combinatório de Karine e Vitória. In: SPINILLO, A. G.; LAUTERT, S. L. (Orgs.). A pesquisa em psicologia e suas implicações para a educação matemática. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012, p. 89-1238.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

SPINILLO, A. G. Raciocínio Combinatório em crianças: limites e possibilidades na resolução de problemas de produto cartesiano. In: ENCONTRO de Combinatória, Estatística e Probabilidade dos Anos Iniciais (Encepai), Recife, 2016. Raciocínio Combinatório em crianças: limites e possibilidades na resolução de problemas de produto cartesiano. Anais Eletrônicos, 2016.

VEGA, D. A. Qual mais fácil resolver com 2, 3 ou 4 etapas de escolha: produto cartesiano, arranjo, combinação ou permutação? 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica, UFPE, 2014.

VERGNAUD, G. A teoria dos campos conceptuais. In: BRUN, J. (Dir.). Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.

VERGNAUD, G. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Trad. Maria Lúcia Faria Moro. Curitiba: Ed. da UFPR, 2009.

Downloads

Publicado

2016-09-17

Como Citar

Pereira, J. F. F., & Curi, E. (2016). Problemas que envolvem relação entre dois ou mais conjuntos no âmbito do raciocínio combinatório. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 7(1). Recuperado de http://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/5042