Problemas que envolvem relação entre dois ou mais conjuntos no âmbito do raciocínio combinatório
Schlagworte:
educação matemática, ensino fundamental, campo multiplicativo, raciocínio combinatório, princípio fundamental da contagemAbstract
É propósito deste artigo apresentar propostas de melhoria nas expectativas de aprendizagem de crianças de uma classe de quinto ano, de uma escola da rede pública estadual, quando transitam por situações-problema que envolvem o raciocínio combinatório. Para tanto, foram implementadas sequências de atividades que nos permitissem identificar como esses alunos desenvolvem esses problemas e, posteriormente, indicar propostas que poderiam possibilitar avanços na qualidade de suas resoluções. A metodologia utilizada é de análise documental, por meio de pesquisa nos protocolos dos alunos, buscando vestígios de seus encaminhamentos e categorizando essas resoluções com o propósito de inferir resultados que nos permitissem propor diferentes formas na abordagem do problema. O referencial teórico que sustenta o trabalho é a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud. Foram utilizados, também como referência, trabalhos publicados por alguns pesquisadores da área. Além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de matemática nessa turma, nossa proposta consolida o desenvolvimento profissional da professora envolvida. A pesquisa maior que encampa este trabalho tem financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior – CAPES
Literaturhinweise
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