Desenho de mídia informática para a orquestração de situações colaborativas de aprendizagem em matemática

Autor/innen

  • Franck Bellemain Universidade Federal de Pernambuco
  • Ricardo Tibúrcio Universidade Federal de Pernambuco

Schlagworte:

ESE, CSCL, orquestração instrumental, macro-script, micromundo

Abstract

A questão da colaboração nas plataformas de aprendizagem a distancia é provavelmente um dos casos de interação dos mais complexos. Existe um desafio técnico que trata de permitir uma interação síncrona entre parceiros distantes, interação que inclua não somente vídeo, som, textos, desenhos, mas também outros meios de comunicação como os sistemas de representação da matemática. Tem também um desafio pedagógico e didático. A CSCL é uma evolução natural da utilização de tecnologias informáticas na aprendizagem que utiliza meios de comunicação para desenvolver situações de exploração de conteúdo e de interação social. Entretanto, não basta permitir a interação entre parceiros distantes para que eles colaborem e aprendem por essa colaboração. O desafio pedagógico e didático é de desenvolver os meios permitindo a um professor ou pesquisador orquestrar situações de aprendizagem favorecendo efetivamente a colaboração entre participantes, envolvendo a manipulação de objetos matemáticos. Para essa reflexão, propomos nos voltar para o contexto informático, particularmente sobre as tecnologias que permitem uma atividade matemática a distancia e além da possibilidade de compartilhamento dessa atividade, e a engenharia de produção das mesmas. A partir disso, propomos explorar, para a concepção de suportes para a elaboração, o gerenciamento e a avaliação de cenários de aprendizagem colaborativa, as contribuições conjuntas das noções de orquestração instrumental e de macro-script.

Literaturhinweise

ARTIGUE, M. Ingénierie didactique. Recherches en Didactique des Mathématiques, Grenoble, v. 9, n. 3., p. 281-308, 1990.

BACHIMONT, B. Ingénierie des connaissances et des contenus: Le numérique entre ontologies et documents.Paris: Hermes Science Publications, 2007.

BALACHEFF, N. Apprendre la preuve.In:SALLANTIN, J.;SZCZECINIARZ, J.J. (Editors).La preuve à la lumière de l’intelligence artificielle.Paris:PUF, 1999.

BALACHEFF, N.;SOURY-LAVERGNE,S.Explication et préceptorat. In:BARON M. (ed.).Explication et EIAORap. LAFORIA 96/33. Paris: Uni. Blaise Pascal.1996, p. 37-50.

BALACHEFF, N.TéléCabri, Un environnement pour le préceptorat à distance.Enseignement et formation a distance, multimédia (pp.43-51). Fondation Sophia Antipolis,1996

BALACHEFF, N.Didactique computationnelle, évocation d'un projetde recherche. RR 94-07. Rennes: IRMAR, 1994

BALACHEFF, N. Contribution de la didactique et de l'épistémologie aux recherches en EIAO. In: BELLISSANT, C. (ed.) Actes des XIII Journées francophones sur l'informatique.Grenoble: IMAG & Université de Genève, 1991, p. 9-38.

BAUDRIT, A. L’apprentissage collaboratif: Plus qu’une méthode collective ? Bruxelles: De Boeck,2007.

BELLEMAIN,F. Analyse d'environnements de geometrie dynamique collaborative du point de vue de l’orchestration instrumental.Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 21, n. 2, p. 16-32, mai./ago. 2014

BELLEMAIN, F. Microworld agent: creating interface for specific object manipulationin multimedia systems.EARLI SIGMeeting on "multimedia comprehension", 29 a 31 août, Poitiers (France), p.41-43,2002.

BENITTI, F. B. V.;SEARA, E. F. R.;SCHLINDWEIN, L. M. Processo de Desenvolvimento de Software Educacional: Proposta e Experimentação.Revista Novas Tecnologias na Educação.CINTED,UFRGS v. 3 n.1, Maio, 2005.

CHEVALLARD, Y. Intégration et viabilité des objets informatiques dans l’enseignement des mathématiques.In:CORNU, B. L’ordinateur pour enseigner les mathématiques.PUF, 1992, p. 183-203.

DILLENBOURG, P.;HONG, F. The Mechanics of Macro Scripts.International Journal of Computer-Supported Collaborative Learning.V. 3, n. 1, p. 5-23,2008.

DILLENBOURG, P.; TCHOUNIKINE, P. Flexibility in macro-scripts for CSCL. Journal of Computer Assisted Learning, v. 23, n. 1, p. 1-13,2007.

DILLENBOURG, P. Over-scripting CSCL: The risks of blending collaborative learning with instructionaldesign. In:KIRSCHNER, P. A. (Ed). Three worlds of CSCL. Can we support CSCL, pp. 61-91, Heerlen, Open Universiteit Nederland,2002.

DILLENBOURG, P. Introduction: What do you mean by “Collaborative Learning”? In:DILLENBOURG, P. (Org.). Collaborative learning: cognitive and computational approaches. Oxford: Elsevier, 1999. p. 1-19.

DRIJVERS, P.;DOORMAN, M.;BOON, P.;REED, H.;GRAVEMEIJER, K. The teacher and the tool: instrumental orchestrations in the technologyrich mathematics classroom. Educational Studies inMathematics, v. 75, n. 2, p. 213-234, 2010.

GALVIS, A. H. Ingeniería de Software Educativo. Santafé de Bogotá: Ediciones Uniandes, 1992.

JERMANN, P.; DILLENBOURG, P.; BROUZE, J. C. Dialectics for collective activities: An approach to virtual campus design. In:LAJOIE, S. P.;VIVET, M. (Eds.).Artificial Intelligence in Education. IOS Press, 1999, 570-577.

KOBBE, L. Framework on multiple goal dimensions for computer-supported scripts. Kaleidoscope Network of Excellence deliverable D29.2.1. Rapport de recherché, 2005.

LABORDE, J. M.; LABORDE, C.Micromondes intelligents et environnement d'apprentissage.In: BELLISSANT, C. (ed.) Actes des XIII Journées francophones sur l'informatique, Grenoble: IMAG & Université de Genève, 1991. p. 57-177.

LUENGO, V. Cabri-Euclide: un micromonde de preuve intégrant la réfutation. Principes didactiques et informatiques. Réalisation. 1997. Thèse. Grenoble: Université Joseph Fourier,1997

MORAES,T. G. Um modelo para colaboração síncrona em geometria dinâmica.2006. Tese (Instituto de Matemática e Núcleo de Computação Eletrônica)-Universidade Federal doRio de Janeiro, 2006.

NICAUD, J.F.;MERCAT, C. Algèbre dynamique, glisser-déposer par équivalence. Actesdes Journées mathématiques de l'Institut Français de l'Éducation (ENS de Lyon), 2012.

PAPERT, S. Mindstorms: children, computers and powerful ideas.New York:Basic Books,1980.

PREM.Os professores e os recursos em matemática: concepção, uso, compartilhamento, avaliação e evolução, projet CAPES-COFECUB soumis en octobre 2015à l'appel d'offre: CAPES/COFECUB, projetos 2015.

REZEAU, J. Médiatisation et médiation pédagogique dans un environnement multimédia.Thèse: Bordeaux, 2001.

SANTOS, G. L.; SOUZA, A. M. de; MUNIZ, C. A. Hércules e Jiló no Mundo da Matemática: Pesquisa e desenvolvimento de um software educativo para apoio à virtualização de situações de educação inclusiva. In: SANTOS, Gilberto Lacerda; ANDRADE, Jaqueline Barbosa Ferraz de (Orgs.). Virtualizando a Escola: Migrações docentes rumo à sala de aula virtual. Brasília: Liber Livro, 2010.p. 113-154.

DA SILVA, C.T. J. A engenharia didático-informática na prototipação de um software para abordar o conceito de taxa de variação. 2016. Dissertação (Mestradoem Educação Matemática e Tecnológica) -Programa de Pós-Graduaçãoem Educação Matemática eTecnológica, UFPE, Recife, 2016.

SOARES, C. R. Princípios da engenharia de Software educativo com base na engenharia didática: umaprototipação do Bingo dos Racionais. 2014. 111p. Dissertação (Mestradoem Educação matemática e Tecnológica) -Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática eTecnológica, UFPE, Recife, 2014.

SOBREIRA, P. L.T2/ediT2:aflexibleandeasy-to-usemodel/systemforeditingand operationalizing learning scenarios. Thèse:Université de Grenoble, 2014.

STAHL, G.; OU, J. X.;CAKIR, M. P.; WEIMAR, S.; GOGGINS, S. Multi-user support for virtual geogebra teams. In: NORTH AMERICAN GEOGEBRA CONFERENCE, 1., 2010, Ithaca, NY. Proceedings...Disponível em: http://GerryStahl.net/pub/geogebrana2010c.pdf. Acesso em: 02maio2013.

STAHL, G. Preface: Engaging with engaged learning. In:HUNG, D.;KHINE, M. S. (orgs.).Engaged learning with emerging technologies. Springer, p. 5, 2006a.

STAHL, G. Group Cognition: Computer Support for Building Collaborative Knowledge. MIT Press, 2006b.

TCHOUNIKINE, P. Computer Science and Educational Software Design: a resource for multidisciplinary work in technology enhanced learning. Berlin: Springer,2011.

TCHOUNIKINE, P. Précis de recherche de Ingénierie des EIAH. 2009. Disponível em: http://hal.archives-ouvertes.fr/docs/00/41/36/94/PDF/PrecisV1.pdf.

TCHOUNIKINE, P. Operationalizing macro-scripts in CSCL technological settings.International Journal of Computer-Supported Collaborative Learning, New York, v. 3, n.2, p.193-233, 2008.

TCHOUNIKINE, P. Platon-1 quelques Dimensions pour l’analyse des travaux de recherche en conception d’EIAH. Rapport de l’Action Spécifique. Fondements théorique set méthodologiques de la conception des EIAH. Département STIC du CNRS. 2004. 19p.

TIBURCIO, R.S. Processo de desenvolvimento de software educativo: um estudo da prototipação de um software para o ensino de função. 2016. 110 p.Dissertação (Mestradoem Educação Matemática e Tecnológica) -Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática eTecnológica,UFPE, Recife, 2016.

THOMPSON, P.W. Mathematical microworlds and intelligent computer-assisted instruction.In:KEARSLEY,G.(ed.).Artificial Intelligence & Instruction, applications and methods.Addilson Wesley,1987,83-109.

TROUCHE,L. Environnements informatisés d'apprentissage: quelle assistance didactique pour la construction des instruments mathématiques? In:FLORIS, R.;CONNE, F. (dir.).Environnements informatiques, enjeux pour l’enseignement des mathématiques.Bruxelles: De Boeck, 2007, p.19-38.

TROUCHE, L.Constructionetconduitedesinstrumentsdanslesapprentissages mathématiques: nécessité des orchestrations.Recherches en Didactique des mathématiques,Grenoble, 25/1, p.91-138, 2005.

Veröffentlicht

2016-06-28

Zitationsvorschlag

Bellemain, F., & Tibúrcio, R. (2016). Desenho de mídia informática para a orquestração de situações colaborativas de aprendizagem em matemática. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 6(3). Abgerufen von http://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2250

Ausgabe

Rubrik

ARTIGOS - EDIÇÃO TEMÁTICA - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA