Probabilidade nos anos iniciais da educação básica: contribuições de um programa de ensino
Schlagworte:
probabilidade, risco, ensino e aprendizagem, formação de professoresAbstract
Este trabalho discute questões sobre o ensino de probabilidade nos anos inicias da Educação Básica quando da realização de uma mesa redonda sobre Probabilidade no 1º Encontro de Estatística, Probabilidade e Combinatória nos Anos Iniciais – Encepai. Em um primeiro momento, discorremos sobre as diretrizes apontadas pela literatura atual com respeito ao ensino e à aprendizagem da probabilidade nesta etapa de escolaridade, incluindo observações do que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) atualmente em processo de implementação no Brasil. Seguidamente, apresentamos e discutimos cinco atividades que integram um programa de ensino sobre probabilidade e risco desenvolvido por Bryant e Nunes (2012). Considerando melhorar a formação de professores, é preciso ter em pauta propostas de inovação curriculares que envolvam o estudo das noções sobre probabilidade – desde as ideias sobre aleatoriedade, perpassando pelos conceitos de espaço amostral e quantificação de probabilidades, até a noção de risco. Esse rol de atividades coaduna em contribuir com abordagens significativas em sala de aula tendo em vista uma construção processual do conhecimento probabilístico nos anos iniciais da Educação Básica
En este trabajo se discute cuestiones sobre la enseñanza de probabilidad en los primeros años de la Educación Básica en ocasión de una mesa redonda sobre Probabilidad en el 1º Encontro sobre Estatística, Probabilidade e Combinatória nos Anos Iniciais – Encepai. En un primer momento, escribimos sobre las directrices reportados en la literatura actual con respecto a la enseñanza y el aprendizaje de la probabilidad en esta etapa educativa, incluyendo observaciones propuestas por la Base Nacionales Común Curricular (BNCC) en curso de 1 Atualmente doutorando bolsista do projeto 19378 OBEDUC/CAPES (Ministério da Educação Brasil). 2 EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana - vol. 7 - número 1 - 2016 proceso de ejecución en Brasil. A continuación, hemos presentado y discutido, cinco actividades que forman parte de un programa educativo sobre la probabilidad y el riesgo desarrollado por Bryant y Nunes (2012). En vista de mejorar la formación de los profesores es necesario tener propuestas para la innovación curricular que involucran el estudio de las nociones de probabilidad – desde las ideas sobre la aleatoriedad, pasando por los conceptos de espacio muestral y cuantificación de probabilidades, a la noción de riesgo. Esta lista de actividades se ajusta para contribuir con enfoques significativos en la clase con el fin de la construcción procesual del conocimiento probabilístico en los primeros años de educación básica.
Literaturhinweise
BATANERO, C. Retos en la investigación sobre didáctica de la probabilidad. Slides de conferência - Relme 29. [CD-ROOM]. Panamá: Ciudad de Panamá, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular Proposta Preliminar. Brasília, 2016. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/bncc-2versao.revista.pdf>. Acesso em: 20 maio 2016.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Estatística. Ministério da Educação. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2014.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997.
BRYANT, P.; NUNES, T. Children’s Understanding of Probability: a literature review. 2012. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2016.
CAMPOS, T. M. M.; PIETROPAOLO, R. C. Um estudo sobre os conhecimentos necessários ao professor para ensinar noções concernentes à probabilidade nos anos iniciais. In: BORBA, Rute; MONTEIRO, Carlos (Organizadores).. Processos de ensino e aprendizagem em educação matemática, 1. Recife: UFPE, 2013, p. 55-61.
ESPANHA. Ministério da Educação. Real Decreto 1513/2006, de 7 de Diciembre, por el que se establecen lãs ensenanzas minimas de La educacion primaria. 2006. Disponível em: www.mec.es/files/rd-primaria-y-anexos.pdf Acesso em: 25 jan. 2015.
FISCHBEIN, E. The intuitive sources of probabilistic thinking in children. Dordrecht, The Netherlands: Reidel, 1975.
FISCHBAIN, E.; GROOSMAN, A. Schemata and Intuition in combinatorial reasoning. Educational Studies in Mathematics, Springer Netherlands, v. 34, n.1, pp. 27-47, 1997.
GIGERENZER, G. Calculated risks: How to know when numbers deceive you. New York: Simon & Schuster, 2002.
LECOUTRE, M. Cognitive models and problem spaces in "purely random" situations. Educational Studies in Mathematics, Springer Netherlands, v. 23, n. 6, p. 557-568, 1992.
NCTM. Principles and standards for school mathematics. Reston, Virginia. 2000. Disponível em: http://standards.nctm.org. Acesso em: 10 dez. 2015.
NUNES, T.; BRYANT, P.; EVANS, D.; GOTTARDIS, L.; TERLEKTSI, M. Teaching primary school children about probability. Teacher handbook. Departamento de Educação, Universidade de Oxford. [CD-ROM]. 2012.
NUNES, T; BRYANT, P. Children Doing Mathematics. Oxford: Blackwell Publishers.
PIAGET, J; INHELDER, B. A origem da ideia do acaso na criança. Trad. de Ana Maria Coelho. Rio de Janeiro: Record, 1951
.
PIETROPAOLO, R. C.; CAMPOS, T. M. M.; FELISBERTO DE CARVALHO, J. I.; TEIXEIRA, P. Um estudo sobre os conhecimentos necessários ao professor para ensinar noções concernentes à probabilidade nos anos iniciais. Anais do IV Seminário do Observatório da Educação da CAPES. Brasil, 2013.
TONOUTI, R. R. Avaliação de um programa de ensino para a aprendizagem de Probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2013.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.

