O ensino de gráficos e tabelas nos anos iniciais do ensino fundamental: resultados de pesquisa nas várias instâncias curriculares<br><I>The teaching of graphs and charts in the early years of elementary school: search results in several curricular instances

Autores

  • Edda Curi Universidade Cruzeiro do Sul
  • Julia de Cassia Pereira do Nascimento Universidade Cruzeiro do Sul

Palavras-chave:

documentos curriculares, livros didáticos de matemática, práticas de professoras, documentos de avaliação

Resumo

Este texto se baseia em pesquisas realizadas no período de 2011-2014 por um grupo de pesquisa colaborativo, a partir de indicativos do Sistema de Educação Básica - SAEB - para o ensino de Matemática do 5º ano do Ensino Fundamental e de práticas de sala de aula. O objetivo é analisar documentos curriculares e do SAEB, livros didáticos e relatos de professoras em relação a gráficos e tabelas, abordados no tema Tratamento da Informação. Utilizamos procedimentos de pesquisa documental, analisando documentos primários. Entre os resultados destacamos que há um recorte dos conteúdos propostos nos documentos curriculares e nos relativos à avaliação, que destacam apenas a leitura e interpretação de gráficos e tabelas, talvez pelo tipo de avaliação proposta, em forma de testes. Verificamos ainda que os livros didáticos apresentam lacunas na abordagem dos temas pesquisados em relação ao currículo prescrito. O maior entrave, porém, é nas práticas das professoras que, embora apresentem nos planejamentos objetivos coerentes com documentos curriculares, revelam incoerências na prática, decorrentes de sua formação e desse conteúdo ter sido introduzido recentemente nos currículos, com poucas orientações e muitas vezes sem nunca ter sido estudado por elas. 

Biografia do Autor

Edda Curi, Universidade Cruzeiro do Sul

Professora e Coordenadora do Programa de pós graduação em ensino de ciências

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Publicado

2016-09-17

Como Citar

Curi, E., & Nascimento, J. de C. P. do. (2016). O ensino de gráficos e tabelas nos anos iniciais do ensino fundamental: resultados de pesquisa nas várias instâncias curriculares<br><I>The teaching of graphs and charts in the early years of elementary school: search results in several curricular instances. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 7(1). Recuperado de http://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/3886