Resources, mediations and representations: analysis of a tutoringsession of analytic geometry from an initial online teacher training course

Authors

  • Rosilângela Lucena Universidade Federal de Pernambuco
  • Verônica Gitirana Universidade Federal de Pernambuco

Keywords:

instrumental orchestration, analytic geometry, didactic mediation, cognitive mediation, distant education, semiotic representation

Abstract

This  paper  discusses  a  case  study  of  how  teacher  and  tutor  develop  instrumental  orchestrations  to ascend  a  student ́s  cognitive  mediation  during  an onlinementoring  session  of  analytical  geometry course.  The  method  consisted  in  analyzing  a chatsession  with  didactic  mediation  with  a  student shared between tutor and teacher. A time-line was used as a means to understand the development of the  selected  session,  monitoring  interactions  established  by  the  participants  of  mentoring,  the mathematical  situations  discussed  and  the  resources  used.  The  finding  reveals  that  the  instrumental orchestration  model  of Calculating  in  real  timeis  the  most  promising  for  the  mediator  to  access student ́s cognitive mediation.

Author Biographies

Rosilângela Lucena, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Ciências com Habilitação em Matemática (FFPNM/UPE). Possui especialização em Matemática (UFRPE), em Mídias na Educação (UFRPE) e em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (FGF/POSEAD). É mestre em Educação Matemática e Tecnológica (UFPE). Atualmente é doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica (UFPE) e pesquisa, na linha de Tecnologia com foco na Educação Matemática, modelos de orquestrações instrumentais desenvolvidos na tutoria online. Atuou como Parecerista Especialista em Mídias do Plano Nacional do Livro Didático - Ensino Médio - PNLD/2015. É tutora do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

Verônica Gitirana, Universidade Federal de Pernambuco

Phd em Educação Matemática pelo Institute of Education da University of London (1997). Bacharel (1989) e Mestre (1992) em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco, com experiência em Informática na Educação, adquirida na atuação junto ao Projeto EDUCOM/UFPE, fez seu doutorado investigando o uso de computadores na Educação Matemática. Atualmente é professora associado IV da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia na Educação Matemática, ambientes virtuais de apoio à docência, software colaborativos, livro didático, função matemática, educação estatítisca.

References

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1997.

COUTO, R.M.L.S. Mediações Didáticas da Tutoria Online da Geometria Analítica: uma análise à luz da orquestração instrumental e das representações semióticas.Dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco: Recife-PE, 2015.

DRIJVERS, P., DOORMAN, M., BOON, P., REED, H., GRAVMEIJER, K. The teacher and the tool: instrumental orchestrations in the technology-rich mathematics classroom. Educational Studies in Mathematics, 75 (2), 2010, p. 213-234.

DUVAL, R. Semiósise pensamento humano: registro semiótico e aprendizagens intelectuais.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.

DUVAL, R. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: MACHADO, S. D. A. Aprendizagem em matemática: Registros de representação semiótica. São Paulo: Papirus Editora, 2003, p.11-33.

FLORES, C. R. Registros de Representação Semiótica em Matemática. Bolema. Rio Claro (SP), Ano 19, n. 26, pp.77-102, 2006.

LENOIR, Y. Médiation cognitive et médiation didactique. In: RAISKY, C.; CAILLOT, M. (dir.) Au-delà dês didactiques, Le didactique. Débats autour de concepts fédérateurs. Bruxelles, De Boeck, 1996.

LENOIR, Y. A intervenção educativa: um constructo teórico para analisar as práticas de ensino. Tradução: PEIXOTO, J. ARAÚJO, C. H. S. Educativa, Goiana, v. 14, n. 1, Jan/Jun. 2011, p. 9-38.

LUCENA, R.; GITIRANA, V. Configurações Didáticas da Tutoria Online: a escolha de recursos para mediação didática do tutor. VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática–SIPEM. De 15 a 19 de novembro de 2015 Pirenópolis -Goiás –Brasil,2015a.

LUCENA, R.; GITIRANA, V. Tutoria Online Da Geometria Analítica: uma análise a luz da orquestração instrumentale das representações semióticas. Educação Matemática em Revista–RS. Ano 16 -2015 -número 16 -v.2 -pp. 34 a 48, 2015b.

MACHADO DIAS, L. O Papel do Tutor em Ambientes Online.2003. Disponível em http://portal.iefp.pt, acessado em 28 de março de 2003.

MORGADO, L. O Papel do Professor em Contextos de Ensino Online: problemas e virtualidades. Revista Discursos,III Série, nº especial, pp. 125-138, Universidade Aberta, 2001.

MORGADO, L. Os novos desafios do tutor a distância: o regresso ao paradigma da sala de aula. Revista Discursos. Série:perspectivas em educação, pp. 77-89. 2003.

RABARDEL, P. Les hommes et les technologies: une approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin, 1995.

SILVA, M. SANTOS, E. O desenho didático em educação online. Revista Ibero-Americana deEducação (online). v. 49, pp. 267-299, 2009.

TROUCHE, L. Environnements informatisés et mathématiques: quells usages pour quells apprentissages? Educational Studies in Mathematics, 55, 2004, p. 181-197.

TROUCHE, L. Construction et conduit des instruments dans les apprentissages mathématiques: nécessité des orchestrations. Recherches en Didactique des Mathématiques, 25(1), 2005, p. 91-138.

Published

2016-06-28

How to Cite

Lucena, R., & Gitirana, V. (2016). Resources, mediations and representations: analysis of a tutoringsession of analytic geometry from an initial online teacher training course. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 6(3). Retrieved from http://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2245

Issue

Section

ARTIGOS - EDIÇÃO TEMÁTICA - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA