Recursos, mediações e representações: análise de uma sessão de tutoria de geometria analítica em uma licenciatura a distância

Autori

  • Rosilângela Lucena Universidade Federal de Pernambuco
  • Verônica Gitirana Universidade Federal de Pernambuco

Parole chiave:

orquestração instrumental, geometria analítica, mediação didática, educação a distância, representação semiótica

Abstract

Este artigo discute resultados da análise de como professor-formador e tutor desenvolvem orquestrações instrumentais para ascender a mediação cognitiva dos estudantes durante as tutoriais online de geometria analítica. O método consistiu na análise de uma sessão de chata com mediação didática compartilhada entre tutor e professor-formador. Conseguiu-se ainda caracterizar as linhas do tempo da sessão da tutoria online selecionada que possibilitasse verificar as interações estabelecidas pelos participantes da tutoria, por situação matemática discutida e recurso utilizado. Um dos principais resultados revela que a orquestração instrumental da tutoria online de geometria analítica, cujo modelo é o de Cálculo em Tempo Real é a mais promissora quanto ao acesso mediação didática do professor à mediação cognitiva do estudante. 

Biografie autore

Rosilângela Lucena, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Ciências com Habilitação em Matemática (FFPNM/UPE). Possui especialização em Matemática (UFRPE), em Mídias na Educação (UFRPE) e em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (FGF/POSEAD). É mestre em Educação Matemática e Tecnológica (UFPE). Atualmente é doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica (UFPE) e pesquisa, na linha de Tecnologia com foco na Educação Matemática, modelos de orquestrações instrumentais desenvolvidos na tutoria online. Atuou como Parecerista Especialista em Mídias do Plano Nacional do Livro Didático - Ensino Médio - PNLD/2015. É tutora do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

Verônica Gitirana, Universidade Federal de Pernambuco

Phd em Educação Matemática pelo Institute of Education da University of London (1997). Bacharel (1989) e Mestre (1992) em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco, com experiência em Informática na Educação, adquirida na atuação junto ao Projeto EDUCOM/UFPE, fez seu doutorado investigando o uso de computadores na Educação Matemática. Atualmente é professora associado IV da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia na Educação Matemática, ambientes virtuais de apoio à docência, software colaborativos, livro didático, função matemática, educação estatítisca.

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Pubblicato

2016-06-28

Come citare

Lucena, R., & Gitirana, V. (2016). Recursos, mediações e representações: análise de uma sessão de tutoria de geometria analítica em uma licenciatura a distância. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 6(3). Recuperato da http://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2245

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS - EDIÇÃO TEMÁTICA - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA