EDUCAÇÃO E DECISÕES SOBRE CONSUMO, INVESTIMENTO E POUPANÇA

A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/ric-ijar/1982-3967.2024.v18.e-024007

Palavras-chave:

educação financeira, decisões financeiras, consumo, investimento, poupança.

Resumo

A educação financeira mostra-se como um elemento essencial para a tomada de decisões adequadas quanto ao uso e gestão dos recursos financeiros, sendo indispensável para a melhoria da qualidade de vida, bem como assegurar um futuro mais estável, do ponto de vista financeiro. Com isso, o presente estudo tem por objetivo, analisar qual o posicionamento dos discentes do curso de graduação em Ciências contábeis da UFRN, diante de situações de consumo, investimento e poupança. Para tanto, a pesquisa caracteriza-se como de natureza descritiva e a abordagem do estudo classifica-se como qualitativa, tendo em vista que verifica as percepções e aspectos de decisões de consumo, investimento e poupança dos respondentes. A estratégia para coleta de dados foi dada por meio do levantamento de estudos bibliográficos e pesquisa de campo, na qual realizou-se aplicação de questionários com discentes do curso de graduação em Ciências contábeis, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Quanto aos resultados, os dados indicam que a formação acadêmica contribui de forma significativa com o processo de tomada de decisão dos respondentes, quando se trata de consumo, investimento e poupança. Porém, percebe-se que quando o assunto se volta às decisões de investimento dos discentes analisados, emerge daí uma clara influência da educação financeira obtida com a formação na área Contábil. Ademais, o estudo também revela que os discentes pesquisados possuem também demonstram ter hábitos de poupar ou investir. Considerando esses aspectos, salienta-se que a obtenção de conhecimentos sobre finanças, além de promover decisões mais estratégicas, também demonstra o impacto positivo que o ensino na área de finanças pode proporcionar aos estudantes, considerando a gerência responsável e o uso eficiente dos recursos.

Biografia do Autor

Maria Clarissa dos Santos Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). E-mail: clarissa.oliveira.702@ufrn.edu.br.

Thaiseany de Freitas Rêgo, Universidade Federal de Campina Grande

Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). E-mail: thaiseany.freitas@ufrn.br.

Referências

Albuquerque, E. F., Soeiro, W. C. & Oliveira, A. S. (2023). Perfil dos estudos sobre educação financeira e finanças pessoais no brasil: uma análise bibliométrica. Desafio Online, 11(2), 1-21. 10.55028/don.v11i2.14774

Andrade, J. P. & Lucena, W. G. L. (2018). Educação financeira: uma análise de grupos acadêmicos. E&C Economia e Gestão, 18(49), 103-121. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2018v18n49p103-121

Araújo, B., Francisco, M., Padilha, F. & Mechi, R. (2018). Educação financeira. Revista Científica UNILAGO, 1(1).

Assaf Neto, A. & Silva; C. A. T. (1997). Administração do Capital de Giro. São Paulo: Atlas.

Cerbasi, G. (2004). Investimentos inteligentes: para conquistar e multiplicar o seu primeiro milhão. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil.

Costa, M. C. (2004). Finanças pessoais: um estado de arte. [Dissertação. USP].

Cruz, D. B., Oliveria, F. C., Barvik, J. S., Carneiro, T. M. & Pereira, T. S. (2017). Educação financeira para crianças e adolescentes na região metropolitana de Curitiba. Revista Estação Científica, 11(17).

D’Aquino, C. (2008). Educação Financeira: como educar seu filho. Coleção Expo Money: Rio de Janeiro.

Deng, H. T., Chi, L. C., Teng, N. Y. & Tang, T. C. (2013). Influence of financial literacy of teachers on financial education teaching in elementary schools. International Journal of e-Education, e-Business, eManagement and e-Learning, 3(1), p. 68. 10.7763/IJEEEE.2013.V3.195

Dias, E. P. & Santos, M. (2020). A importância da educação financeira nos conteúdos curriculares dos cursos. Rev. Elet. Gestão e Serviços, 11(2), 3167-3188. 10.15603/2177-7284/regs.v11n2p3167-3188

Fernandes, A. H. S. & Candido, J. G. Educação financeira e nível de endividamento: relato de pesquisa entre os estudantes de uma instituição de ensino da cidade de São Paulo. Rev. Elet. Gestão e Serviços, v. 5, n. 2, p. 894-913, jul./dez. 2014.

Ferreira, J. B. & Castro, I. M. (2020). Educação financeira: nível de conhecimento dos alunos de uma instituição de ensino superior. Revista de Administração e Negócios da Amazônia, 12(1). 10.18361/2176-8366/rara.v12n1p134-156

Fonseca, S. B. (2021). Finanças comportamentais e perfis de investimentos. [TCC Especialização em Finanças Empresariais. UFMG].

Foulks, S. M. & Graci, S. P. (1989). Guidelines for Personal Financial Planning. Business, 33(2).

Giareta, M. (2011). Planejamento financeiro pessoal: uma proposta de controle de fluxo de caixa para orçamento familiar. [TCC Especialização em Gestão de Negócios Financeiros. UFRGS].

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.

Gitman, J. L. (2010). Princípios da Administração Financeira. São Paulo: Pearson.

Gonçalves, F. J. D. P., Campano, P. C. & Moreira, E. D. (2021). Educação financeira: papel e importância no campo escolar. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 9(5), 77-98. 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/campo-escolar

Halles, C. R., Sokolowski, R. & Hilgemberg, E. M. (2008). O planejamento financeiro como instrumento de qualidade de vida. In: Anais do Seminário de Políticas Públicas no Paraná, 2008.

Hira, T. K. (2009). Personal finance: past, presente and future. Networks Financial Institute. 10.2139/ssrn.1522299

Leal, S. C., Santos, D. V. & Costa, P. S. (2020). Perfil de educação financeira dos discentes de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior brasileiras. Revista de casos e consultoria, 11(1).

Lima, L, S. (2022). Educação financeira e as decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise sobre os discentes de Ciências Contábeis de uma universidade pública potiguar. [TCC Ciências ContábeiS. UFERSA].

Lizote, S. A. & Verdinelli, M. A. (2014). Educação financeira: um estudo das associações entre o conhecimento sobre finanças pessoais e as características dos estudantes universitários do curso de Ciências contábeis. In: Anais do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2014.

Lizote, S. A., Simas, J. & Lanas, J. (2010). Finanças pessoais: um estudo envolvendo os alunos de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior de Santa Catarina. In: Anais do Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2010.

Lucci, C. R., Zerrener, S. A., Verrone, M. A. G. & Santos, S. C. (2006). A influência da educação financeira nas decisões de consumo e investimento dos indivíduos. In: Anais do Seminário em Administração, 2006.

Macêdo Jr, J. S. (2007) A árvore do dinheiro: guia para cultivar a sua independência financeira. Rio de Janeiro: Elssevier.

Malhotra, N. K. (2012). Pesquisa de Marketing. Porto Alegre: Bookman.

Martins, G. A. & Theóphilo, C. R. (2007). Metodologia da investigação científica para Ciências Sociais Aplicadas. São Paulo: Atlas.

Melo, J. M. & Moreira, C. S. (2021). Educação financeira pessoal: um estudo com discentes de Ciências contábeis. RC&C, 13(2), 151-166. 10.5380/rcc.v13i2.79043

Moura, B. M. (2022). Educação financeira: influência nas decisões de consumo, investimento e poupança de docentes. [TCC Administração. UFRN].

Oriente, A. C. N. & Alves, L. O. (2016). Investimentos: um estudo de caso na formação de poupança dos jovens universitários. In: Anais do Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2016.

Pontes, G. A., Costa, P. S., & Rangel, A. M. Perfil de educação financeira de universidade públicas brasileiras. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 241-267, 2022. 10.59306/reen.v15e22022241-267

Pontes, G. T. (2023). O impacto da educação financeira no consumo e no planejamento financeiro dos estudantes de ensino médio da Grande Florianópolis. [TCC Administração. UFSC].

Reis, D. L., Fornari, M. S. B. & Martins, E. (2019). Finanças pessoais: a importância da educação financeira e a relação com outras áreas de finanças. Revista Calafiori, 3(1), 115-139.

Schagen, S. & Lines, A. (1996). Financial Literacy in Adult Life: A Report to the Natwest Group Charitable Trust. NFER, 36-45.

Silva, C. C., Rodrigues, M. P. S., Moura, J. A., & Castro, W. A. Financial Education: A study involving the students of a higher education institution of the city Divinopolis in Minas Gerais. Research, Society and development, v. 8, n. 8, 2019. https://doi.org/10.33448/rsd-v8i8.1177

Silva, C. O., Silva, F. S. P., Anastácio, R. N. S. & Moreira, D. (2021). O comportamento do consumidor e a sua decisão no ato de compra: uma revisão de literatura. Research Society and Development, 10(14), e580101422390. 10.33448/rsd-v10i14.22390

Silva, R. L., Nascimento, G. B., Oliveira, J. A. & Silva, M. A. A. (2018). Educação financeira como influenciadora de decisões. In: Anais do Congresso Nacional de Educação, 2018.

Silva, G. O., Silva, A. C. M., Vieira, P. R. C., Desiderati, M. C., & Neves, M. B. E. Alfabetização financeira versus educação financeira: um estudo do comportamento de variáveis socioeconômicas e demográficas. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, Salvador, v. 7, n. 3, p. 279-298, set./dez. 2017.

Soares, R. C. S., Trevisan, T. & Freire, E. J. (2020). O conhecimento financeiro dos estudantes universitários: um estudo descritivo em uma instituição de ensino superior. Revista científica da AJES, 9(18), 100-111.

Sobianek, P. S., Barrocas, L. V. C., Araújo, T. S., Ribeiro, S. P., & Tisott, S. T. Educação financeira: análise do conhecimento e atitudes financeiras na ótica dos estudantes de ensino médio. RC&C, Curitiba, v. 13, n. 3, p. 23-46, set./dez. 2021. https://dx.doi.org/10.5380/

Sousa, M. A. B., Oliveira, A., Frasmell, R. S., Carraro, N., & Tissot, S. T. Um estudo a respeito da educação financeira dos acadêmicos dos cursos de Administração e Ciências contábeis da Universidade Federal de Mato Grasso do Sul, Campus de Três Lagoas. Revista Interface, v. 16, n. 2, jul./dez. 2019.

Vieira, S. F. A., Bataglia, R. T. M. & Sereira, V, J. (2011). Educação financeira e decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise dos alunos de uma universidade pública do Norte no Paraná. Revista de Administração da UNIMEP, 9(3), 61-86. 10.15600/1679-5350/rau.v9n3p61-86.

Downloads

Publicado

27.10.2024

Edição

Seção

CHAMADA ESPECIAL: “Incentivo à iniciação científica: disseminando os trabalhos de conclusão de curso das Universidades"