EDUCAÇÃO E DECISÕES SOBRE CONSUMO, INVESTIMENTO E POUPANÇA

A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.34629/ric-ijar/1982-3967.2024.v18.e-024007

Schlagworte:

educação financeira, decisões financeiras, consumo, investimento, poupança.

Abstract

A educação financeira mostra-se como um elemento essencial para a tomada de decisões adequadas quanto ao uso e gestão dos recursos financeiros, sendo indispensável para a melhoria da qualidade de vida, bem como assegurar um futuro mais estável, do ponto de vista financeiro. Com isso, o presente estudo tem por objetivo, analisar qual o posicionamento dos discentes do curso de graduação em Ciências contábeis da UFRN, diante de situações de consumo, investimento e poupança. Para tanto, a pesquisa caracteriza-se como de natureza descritiva e a abordagem do estudo classifica-se como qualitativa, tendo em vista que verifica as percepções e aspectos de decisões de consumo, investimento e poupança dos respondentes. A estratégia para coleta de dados foi dada por meio do levantamento de estudos bibliográficos e pesquisa de campo, na qual realizou-se aplicação de questionários com discentes do curso de graduação em Ciências contábeis, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Quanto aos resultados, os dados indicam que a formação acadêmica contribui de forma significativa com o processo de tomada de decisão dos respondentes, quando se trata de consumo, investimento e poupança. Porém, percebe-se que quando o assunto se volta às decisões de investimento dos discentes analisados, emerge daí uma clara influência da educação financeira obtida com a formação na área Contábil. Ademais, o estudo também revela que os discentes pesquisados possuem também demonstram ter hábitos de poupar ou investir. Considerando esses aspectos, salienta-se que a obtenção de conhecimentos sobre finanças, além de promover decisões mais estratégicas, também demonstra o impacto positivo que o ensino na área de finanças pode proporcionar aos estudantes, considerando a gerência responsável e o uso eficiente dos recursos.

Autor/innen-Biografien

Maria Clarissa dos Santos Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). E-mail: clarissa.oliveira.702@ufrn.edu.br.

Thaiseany de Freitas Rêgo, Universidade Federal de Campina Grande

Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). E-mail: thaiseany.freitas@ufrn.br.

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Veröffentlicht

2024-10-27

Ausgabe

Rubrik

CHAMADA ESPECIAL: “Incentivo à iniciação científica: disseminando os trabalhos de conclusão de curso das Universidades"