A (FALTA DE) RELAÇÃO ENTRE INVESTIMENTOS EM MEIO AMBIENTE E CRESCIMENTO NAS VENDAS: UMA ANÁLISE COM DADOS EM PAINEL

Autores

  • Márcia Bianchi UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rosemary Gelatti Fundação Educacional Machado de Assis – FEMA
  • Marcos Tadeu Caputi Lelis Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Carlos Eduardo Lobato -

DOI:

https://doi.org/10.34629/ric.v4i4.65-82

Palavras-chave:

Investimentos. Meio Ambiente. Empresas. Dados em Painel.

Resumo

Este estudo buscou verificar se os investimentos em meio ambiente afetam positivamente o aumento nas vendas. Utilizou-se uma amostra com 29 empresas de 11 setores de atividade. Os dados foram coletados do balanço social – modelo Ibase e das Demonstrações Contábeis, abrangendo o período de 2002 a 2004, proporcionando um conjunto de 87 observações. Para a análise utilizou-se o modelo com dados em painel, estimado por efeito fixo, após ser submetido ao teste de Hausman, através do Software Eviews 6.0. A variável dependente é a “receita líquida” e a variável independente de interesse é o “investimento em meio ambiente”. Como variáveis de controle utilizou-se: “despesas com vendas”; “ativo total” e “PIB”, corrigidas dos efeitos inflacionários ao longo do tempo. A hipótese nula (H0) de pesquisa foi rejeitada, permitindo inferir que os investimentos em meio ambiente não determinam aumento nas vendas.

Biografia do Autor

Márcia Bianchi, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor dp Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rosemary Gelatti, Fundação Educacional Machado de Assis – FEMA

Mestre em Ciências Contábeis (2005) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Atualmente é professora da Fundação Educacional Machado de Assis – FEMA e Servidora da Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Sul.

Marcos Tadeu Caputi Lelis, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutor em Economia (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professor Horista da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Coordenação - Inteligência Comercial da Agência de Promoção de Exportações do Brasil.

Carlos Eduardo Lobato, -

Bacharel em Ciências Econômicas (2008) pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestrando em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

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Publicado

18.02.2011