A (FALTA DE) RELAÇÃO ENTRE INVESTIMENTOS EM MEIO AMBIENTE E CRESCIMENTO NAS VENDAS: UMA ANÁLISE COM DADOS EM PAINEL
DOI:
https://doi.org/10.34629/ric.v4i4.65-82Palavras-chave:
Investimentos. Meio Ambiente. Empresas. Dados em Painel.Resumo
Este estudo buscou verificar se os investimentos em meio ambiente afetam positivamente o aumento nas vendas. Utilizou-se uma amostra com 29 empresas de 11 setores de atividade. Os dados foram coletados do balanço social – modelo Ibase e das Demonstrações Contábeis, abrangendo o período de 2002 a 2004, proporcionando um conjunto de 87 observações. Para a análise utilizou-se o modelo com dados em painel, estimado por efeito fixo, após ser submetido ao teste de Hausman, através do Software Eviews 6.0. A variável dependente é a “receita líquida” e a variável independente de interesse é o “investimento em meio ambiente”. Como variáveis de controle utilizou-se: “despesas com vendas”; “ativo total” e “PIB”, corrigidas dos efeitos inflacionários ao longo do tempo. A hipótese nula (H0) de pesquisa foi rejeitada, permitindo inferir que os investimentos em meio ambiente não determinam aumento nas vendas.Downloads
Publicado
18.02.2011
Edição
Seção
Artigos
Licença
As publicações são cobertas pelos seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Responsabilidade dos artigos e resenhas cabe aos autores.
- Nenhum estágio de publicação, avaliação ou submissão envolve transações financeiras.