A (FALTA DE) RELAÇÃO ENTRE INVESTIMENTOS EM MEIO AMBIENTE E CRESCIMENTO NAS VENDAS: UMA ANÁLISE COM DADOS EM PAINEL
DOI:
https://doi.org/10.34629/ric.v4i4.65-82Parole chiave:
Investimentos. Meio Ambiente. Empresas. Dados em Painel.Abstract
Este estudo buscou verificar se os investimentos em meio ambiente afetam positivamente o aumento nas vendas. Utilizou-se uma amostra com 29 empresas de 11 setores de atividade. Os dados foram coletados do balanço social – modelo Ibase e das Demonstrações Contábeis, abrangendo o período de 2002 a 2004, proporcionando um conjunto de 87 observações. Para a análise utilizou-se o modelo com dados em painel, estimado por efeito fixo, após ser submetido ao teste de Hausman, através do Software Eviews 6.0. A variável dependente é a “receita líquida” e a variável independente de interesse é o “investimento em meio ambiente”. Como variáveis de controle utilizou-se: “despesas com vendas”; “ativo total” e “PIB”, corrigidas dos efeitos inflacionários ao longo do tempo. A hipótese nula (H0) de pesquisa foi rejeitada, permitindo inferir que os investimentos em meio ambiente não determinam aumento nas vendas.Downloads
Pubblicato
2011-02-18
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
As publicações são cobertas pelos seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Responsabilidade dos artigos e resenhas cabe aos autores.
- Nenhum estágio de publicação, avaliação ou submissão envolve transações financeiras.