A PRÁTICA DA AULA EXPOSITIVA: PESQUISA SOBRE SEU USO EM CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA REGIÃO DA GRANDE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.34629/ric.v7i3.84-104Palavras-chave:
estratégias de ensino, ensino superior, Contabilidade, Brasil.Resumo
Buscou-se analisar as práticas de aula expositiva de professores em seis cursos de Ciências Contábeis da grande São Paulo. Foram entrevistados seis professores, divididos em dois grupos distintos. A pesquisa é descritiva e qualitativa. As principais práticas constatadas foram: a interação com os alunos no início do curso, aliada à experiência profissional do professor, para conhecer o perfil do aluno; o uso da lousa e do projetor multimídia. As ações relatadas pelos docentes para verificar a assimilação dos conteúdos ministrados e superar as dificuldades enfrentadas foram atividades práticas e atendimento aos alunos para esclarecer dúvidas, as quais, segundo os entrevistados, ocorrem menos do que se espera. A avaliação institucional dos professores pelos alunos se mostrou como ferramenta disponível para cinco dos entrevistados aperfeiçoarem suas práticas. Em 54,0% dos itens investigados, as respostas dos docentes estão alinhadas à literatura, indicando a adoção dos artifícios ali sugeridos para a consecução dos objetivos vinculados ao uso da aula expositiva.Downloads
Publicado
29.01.2014
Edição
Seção
Artigos
Licença
As publicações são cobertas pelos seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Responsabilidade dos artigos e resenhas cabe aos autores.
- Nenhum estágio de publicação, avaliação ou submissão envolve transações financeiras.