A PRÁTICA DA AULA EXPOSITIVA: PESQUISA SOBRE SEU USO EM CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA REGIÃO DA GRANDE SÃO PAULO

Autores

  • Ivam Ricardo Peleias FECAP-SP
  • Paulo Ricardo Tardoque FECAP-SP
  • Paulo Rogério Seraphim FECAP-SP
  • Fabíola D´Agostini Peleias FECAP-SP

DOI:

https://doi.org/10.34629/ric.v7i3.84-104

Palavras-chave:

estratégias de ensino, ensino superior, Contabilidade, Brasil.

Resumo

Buscou-se analisar as práticas de aula expositiva de professores em seis cursos de Ciências Contábeis da grande São Paulo. Foram entrevistados seis professores, divididos em dois grupos distintos. A pesquisa é descritiva e qualitativa. As principais práticas constatadas foram: a interação com os alunos no início do curso, aliada à experiência profissional do professor, para conhecer o perfil do aluno; o uso da lousa e do projetor multimídia. As ações relatadas pelos docentes para verificar a assimilação dos conteúdos ministrados e superar as dificuldades enfrentadas foram atividades práticas e atendimento aos alunos para esclarecer dúvidas, as quais, segundo os entrevistados, ocorrem menos do que se espera. A avaliação institucional dos professores pelos alunos se mostrou como ferramenta disponível para cinco dos entrevistados aperfeiçoarem suas práticas. Em 54,0% dos itens investigados, as respostas dos docentes estão alinhadas à literatura, indicando a adoção dos artifícios ali sugeridos para a consecução dos objetivos vinculados ao uso da aula expositiva.

Biografia do Autor

Ivam Ricardo Peleias, FECAP-SP

Bacharel em Ciências Contábeis pela Associação Tibiriçá de Educação (1983), Mestre (1992) e Doutor (1999) em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo. Professor e pesquisador do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis do Centro Universitário FECAP, membro do Conselho Editorial das Revistas UnB Contábil (1516-7011), e Revista Informação Contábil, pesquisador financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP, sócio - Irpe Assessoria e Consultoria Ltda., consultor ad hoc de várias revistas científicas classificadas no QUALIS - CAPES, e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal - FAPDF, professor assistente doutor da PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Líder do grupo de pesquisa "Centro de Estudos Interdisciplinares do Trabalho", no CNPQ. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, principalmente nos seguintes temas: contabilidade, controladoria, ensino da contabilidade, mercado de trabalho para área contábil, perícia contábil, controle interno e gestão de riscos. (Texto informado pelo autor)

Paulo Ricardo Tardoque, FECAP-SP

Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP

Paulo Rogério Seraphim, FECAP-SP

Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP

Fabíola D´Agostini Peleias, FECAP-SP

Graduanda em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP. Mestra em Línguística da Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Downloads

Publicado

29.01.2014