COMPORTAMENTO MANADA: ESTUDO APLICADO EM ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autor/innen

  • Luiz Medeiros de Araujo Neto Universidade de Brasília
  • Fátima de Souza Freire Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.34629/ric.v7i1.23-34

Schlagworte:

Finanças Comportamentais, Assimetria de Informação, Efeito Manada, Educação Contábil.

Abstract

O objetivo do trabalho é verificar se os alunos do curso de Ciências Contábeis teriam influência do analista na eventual compra de ações de empresas brasileiras. Justifica-se o estudo face à necessidade de saber se pessoas com conhecimento em finanças e contabilidade teriam influência dos analistas na compra de ações. Foram aplicados 354 questionários em três instituições de ensino superior localizadas no Distrito Federal, no período de setembro de 2010. Foi concluído que a opinião do analista não influenciou a maneira como os estudantes avaliaram a empresa em estudo. Porém, foram encontradas fortes evidências de efeito manada na opção de compra das ações da empresa por parte dos entrevistados.

Autor/innen-Biografien

Luiz Medeiros de Araujo Neto, Universidade de Brasília

Aluno de Graduação de Ciencias Contábeis e Bolsista de Iniciação Científica da Universidade de Brasília

Fátima de Souza Freire, Universidade de Brasília

Professora Associada do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília e Doutora em Economia pela Universidade de Sciences Sociales de Toulouse, França

Veröffentlicht

2013-03-05