CONTROLLER'S STRATEGIC TOOLS: a multiple case study accounting office in the city of Natal-RN

Authors

  • Laís Karla da Silva Barreto Universidade Potiguar
  • Liêda Amaral de Souza Universidade Potiguar
  • Samar Hamad Timeni Universidade Potiguar
  • Helêni Cristine Xavier da Silva Universidade Potiguar
  • Kellidja Braga da Silva Universidade Potiguar

DOI:

https://doi.org/10.34629/ric.v9i2.77-94

Keywords:

, Ferramentas estratégicas. Organizações. Contábeis. Controladoria.

Abstract

The evolution of business relations brought the need for the organizations to improve their management methods. To assist in this process, the comptroller suggests strategic models, aiming to interfere in the decision making process of organizations. The management tools aim to facilitate the concept of controlling and evaluating the performance shown by the companies as they help in analyzing the results, by providing accurate information and means to reach the expected success. The research objective is to identify, among the six strategic tools selected controller, what are the most used by accounting firms studied located in Natal-RN and understand the proper use provides a competitive advantage researched the. The data were done from bibliographic qualitative and case study. The author developed an interview script with six open questions, and were asked about their knowledge and use of the six tools listed. The results allowed us to diagnose the following situations: if the organizations have dominion over the tools presented and appropriate management tools for data analysis in their organizations, if the respondents recognize the importance of strategic models of controllership and how the application reflects in a possible organizational success.

Author Biographies

Laís Karla da Silva Barreto, Universidade Potiguar

Possui Doutorado e Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Realizou Especialização em Práticas Pedagógicas no Ensino Superior na Universidade Potiguar e é graduada em Comunicação Social e Letras pela UFRN. Atualmente é colaboradora do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, professora titular da Escola de Gestão UnP . Tem experiência nas áreas de Comunicação, Gestão, Educação, Linguagens, Crítica da Mídia, Publicidade, Empreendedorismo e Inovação.

Liêda Amaral de Souza, Universidade Potiguar

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1984), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e em Contabilidade pelo ISEC/EPGE/FGV-RJ (créditos concluídos), atualmente está em fase de elaboração da tese do doutorado em Tecnologia e Sistemas de Informação na Universidade do Minho, Portugal . Tem experiência na área de Administração Tributária, com ênfase em Gestão de Riscos Organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas de investigação científica: gestão de riscos (risk management), estratégia empresarial, inovação aberta (open innovation), crowdsourcing innovation e contabilidade gerencial.

Samar Hamad Timeni, Universidade Potiguar

Possui Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Potiguar (1998). Pós - Graduado no MBA em Gestão Estratégica de Empresas e Negócios pela FGV/RJ (2000). Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atua como Professor Universitário em Programas de Graduação e Pós Graduação há 12 anos. É Consultor Empresarial e Palestrante há mais de 8 anos. Conta com passagem como Coordenador Acadêmico do Curso de Administração de Empresas da Faculdade Maurício de Nassau por 2 anos, tendo desempenhado vários Projetos Acadêmicos, nesse período passou por Reconhecimento de Curso obtendo conceito 4 pelo MEC. Professor de Graduação e Pós - Graduação da Universidade Potiguar. É professor dos Cursos de Administração de Empresas e CST´s do Centro Universitário UniFacex. Sócio - Diretor da ATCA Consultoria Empresarial onde é Consultor nas áreas de Planejamento Estratégico, Marketing, Processos e Recursos Humanos. Palestrante na área da Gestão Empresarial. Tem mais de 15 anos de experiência na Administração de Empresas Privadas e Públicas, com interesse principalmente em temas ligados ao Planejamento Estratégico, Comportamento Organizacional, Marketing, Motivação, Liderança, Empreendedorismo, Recursos Humanos e Gestão Social.

Helêni Cristine Xavier da Silva, Universidade Potiguar

bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Potiguar

Kellidja Braga da Silva, Universidade Potiguar

bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Potiguar

Published

2016-11-19