ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE INVESTIMENTOS E O MERCADO DE CAPITAIS
DOI:
https://doi.org/10.34629/ric-ijar/1982-3967.2024.v18.e-024020Palabras clave:
comunidade acadêmica, contabilidade, mercado de capitais, educação financeira, investimentosResumen
O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em relação aos investimentos e ao mercado de capitais. A pesquisa se fundamenta em uma abordagem metodológica de natureza exploratória, visando investigar o nível de conhecimento e a compreensão dos estudantes sobre o tema, além de identificar possíveis lacunas e oportunidades de aprimoramento no currículo de contabilidade. A partir de uma revisão bibliográfica e da coleta de dados primários, constatou-se que, embora os estudantes demonstrem um conhecimento básico sobre o mercado de capitais, ainda há incertezas e falta de profundidade no entendimento dos riscos e retornos associados aos investimentos. Conclui-se que uma educação financeira mais aprofundada, com ênfase na aplicação prática e nas especificidades do mercado de capitais, poderia fortalecer a confiança e a capacidade dos futuros contadores em atuar de forma mais eficaz no mercado financeiro.
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