FATORES QUE IMPACTAM O DESEMPENHO ACADÊMICO: Uma análise com discentes do Curso de Ciências Contábeis no Ensino Presencial

Autores/as

  • Daniel Ramos Nogueira Universidade Estadual de Londrina
  • José Manoel da Costa UNOPAR
  • Renata Turola Takamatsu Universidade de São Paulo (USP)
  • Luciano Gomes dos Reis Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.34629/ric.v7i3.51-62

Palabras clave:

Desempenho acadêmico. Estilos de Aprendizagem. Honey-Alonso. Contabilidade.

Resumen

O objetivo do presente artigo foi identificar qual o impacto dos fatores estilo de aprendizagem, número de faltas, idade e gênero no desempenho acadêmico dos discentes de ciências contábeis. Justifica-se a presente investigação pela preocupação em compreender como estes fatores influenciam no desempenho do aluno. Após a aplicação de questionários aos alunos do curso de Ciências Contábeis de uma IES no 2º semestre de 2011, alcançou-se uma amostra de 208 questionários válidos. Para captar o estilo de aprendizagem foi utilizado o questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem. A partir desses dados foi possível avaliar-se como os estilos de aprendizagem de Honey-Alonso interfeririam no desempenho dos alunos avaliados, utilizando como Proxy para desempenho o resultado final dos alunos nas disciplinas cursadas. A técnica de análise de regressão múltipla permitiu avaliar os estilos de aprendizagem, o número de faltas, a idade dos respondentes ou mesmo o sexo e sua relação com o desempenho final. Os resultados do estudo demonstraram não haver uma interferência significativa de nenhum dos estilos de aprendizagem sobre o desempenho acadêmico dos alunos analisados. A variável “número de faltas” foi a única variável que apresentou um comportamento estatisticamente significativo. Desta forma, o que de fato impõe seu desempenho é o seu esforço em desenvolver o seu conhecimento.

Biografía del autor/a

Daniel Ramos Nogueira, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Controladoria e Contabilidade (FEA-USP) Professor do Departamento de Ciências Contábeis (UEL)

José Manoel da Costa, UNOPAR

Especialista em Contabilidade Geral e Auditoria Coordenador do Curso de Ciências Contábeis a distância (UNOPAR)

Renata Turola Takamatsu, Universidade de São Paulo (USP)

Doutoranda em Controladoria e Contabilidade (FEA-USP)

Luciano Gomes dos Reis, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Controladoria e Contabilidade (FEA-USP) Professor do Departamento de Ciências Contábeis (UEL)

Publicado

2014-01-26