FATORES QUE IMPACTAM O DESEMPENHO ACADÊMICO: Uma análise com discentes do Curso de Ciências Contábeis no Ensino Presencial
DOI :
https://doi.org/10.34629/ric.v7i3.51-62Mots-clés :
Desempenho acadêmico. Estilos de Aprendizagem. Honey-Alonso. Contabilidade.Résumé
O objetivo do presente artigo foi identificar qual o impacto dos fatores estilo de aprendizagem, número de faltas, idade e gênero no desempenho acadêmico dos discentes de ciências contábeis. Justifica-se a presente investigação pela preocupação em compreender como estes fatores influenciam no desempenho do aluno. Após a aplicação de questionários aos alunos do curso de Ciências Contábeis de uma IES no 2º semestre de 2011, alcançou-se uma amostra de 208 questionários válidos. Para captar o estilo de aprendizagem foi utilizado o questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem. A partir desses dados foi possível avaliar-se como os estilos de aprendizagem de Honey-Alonso interfeririam no desempenho dos alunos avaliados, utilizando como Proxy para desempenho o resultado final dos alunos nas disciplinas cursadas. A técnica de análise de regressão múltipla permitiu avaliar os estilos de aprendizagem, o número de faltas, a idade dos respondentes ou mesmo o sexo e sua relação com o desempenho final. Os resultados do estudo demonstraram não haver uma interferência significativa de nenhum dos estilos de aprendizagem sobre o desempenho acadêmico dos alunos analisados. A variável “número de faltas” foi a única variável que apresentou um comportamento estatisticamente significativo. Desta forma, o que de fato impõe seu desempenho é o seu esforço em desenvolver o seu conhecimento.Téléchargements
Publiée
2014-01-26
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
As publicações são cobertas pelos seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Responsabilidade dos artigos e resenhas cabe aos autores.
- Nenhum estágio de publicação, avaliação ou submissão envolve transações financeiras.