Percepção dos discentes do curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Pernambuco a respeito da ética na profissão contábil.

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.34629/ric.v14i0.e-020007

Mots-clés :

Ética, Percepção, Ciências Contábeis

Résumé

A conduta ética ou a falta dela é alvo de muitas discussões e questionamentos, tendo em vista isso, foi objetivo dessa pesquisa analisar qual a percepção dos alunos de ciências contábeis da Universidade Federal de Pernambuco a respeito da ética na profissão contábil. O procedimento metodológico utilizado para a obtenção das informações foi a pesquisa de campo por meio de um questionário online que foi aplicado aos discentes do 3º ao 8º período, do ensino presencial. Os resultados mostraram que para os discentes a ética é reconhecida como de grande importância no ambiente profissional e o processo de ensino é considerado um facilitador para a formação da consciência crítica e ética do futuro profissional. Além disso, a maioria dos discentes da amostra conhecem o código de ética e as normas da profissão contábil, mas não consideram o CEPC suficiente para suprir as necessidades relativas à ética e a conduta moral perante o ambiente profissional e a sociedade.

Bibliographies de l'auteur-e

Maria Janece Santana de Melo, Universidade Federal de Pernambuco

Discente de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Pernambuco

Cacilda Soares de Andrade, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco

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Publié-e

2020-12-18