A FILOSOFIA KAIZEN NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DA REGIÃO OESTE DE PORTUGAL
DOI :
https://doi.org/10.34629/ufpe-iscal/1982-3967.2022.v16.e-022001Mots-clés :
PME, melhoria contínua, colaboradores, simplicidade.Résumé
Objetivo – O objetivo principal desta investigação é averiguar que importância é que as pequenas e médias empresas (PME) da região oeste atribuem à filosofia de gestão Kaizen.
Metodologia – Foi elaborado e enviado um questionário a 100 PME da região oeste de Portugal, e destas obtiveram-se 23 respostas de PME (correspondendo a uma taxa de resposta de 23%).
Resultados – Verificou-se que a filosofia Kaizen não é conhecida pela maioria das pequenas e médias empresas inquiridas, porém verificou-se que todas consideram a melhoria contínua algo a fazer sempre que possível. As técnicas que utilizam maioritariamente são a orientação para o cliente, a melhoria da produtividade e o desenvolvimento de novos produtos ou serviços.
Contribuição – Com esta investigação pretende-se preencher lacunas de estudos realizados anteriormente pois na sua maioria tratam-se de estudos de caso de grandes empresas de um determinado setor. Espera-se também obter conhecimento sobre quais as técnicas da filosofia Kaizen mais conhecidas e utilizadas pelas PME.
Palavras-chave: PME, melhoria contínua, colaboradores, simplicidade.
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