A DIVERSIDADE É JUSTA?

EVIDÊNCIAS DE DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.34629/ric-ijar/1982-3967.2024.v18.e-024016

Mots-clés :

diversidade e inclusão, contabilidade, discentes, educação contábil

Résumé

Este estudo tem como objetivo investigar as percepções sobre diversidade, na visão de discentes do curso de ciências contábeis de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Para tal, delineou-se um estudo descritivo, quantitativo, com dados primários provindos de levantamento (survey), no qual foi instrumentalizado e coletado via questionários. A amostra final é composta por 165 respondentes. Para a análise dos dados utilizou-se de estatística descritiva. Os resultados indicam que as percepções dos discentes estão relacionadas em enxergar a diversidade como algo bom e apoiar os esforços de diversidade nas organizações, bem como a maioria acreditam que a diversidade tem valor e não se sentem frustrados com esta temática. Em contrapartida, neutralizam a participação de esforços acerca da diversidade. Os achados ainda apontam que a maioria da amostra estudada se classifica como otimista e nenhum como pessimista no que tange as atitudes em relação à diversidade. O estudo contribui disseminando discussões sobre a diversidade no contexto acadêmico brasileiro. No campo prático, contribui com as IES e as organizações para que possam melhorar suas percepções sobre as reações individuais de futuros profissionais da contabilidade, fazendo com que entendam as necessidades para que a igualdade e a diversidade sejam elementos presentes nos espaços contábeis.

 

Bibliographies de l'auteur-e

Aldir Dias de Amurim, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)

Mestre em Controladoria pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). E-mail: profaldirdias@gmail.com.

José Jonas Alves Correia, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Adjunto da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar); E-mail: jonas.correia@ufdpar.edu.br.

Italo Rodrigo Soares, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). E-mail: irodrigo1514@gmail.com.

Maria Adrina Vasconcelos de Sena, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)

Bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). E-mail: adrinavasc@gmail.com.

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Publié-e

2024-10-27

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Rubrique

CHAMADA ESPECIAL: “Incentivo à iniciação científica: disseminando os trabalhos de conclusão de curso das Universidades"