ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O PERFIL DO EGRESSO DESEJADO PELO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNESC, AS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS E AS CARACTERÍSTICAS DOS CONTADORES DA REGIÃO

Auteurs

  • Mariana Justi Mondardo Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Andréia Cittadin Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Cleyton de Oliveira Ritta Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI :

https://doi.org/10.34629/ric.v9i4.94-109

Mots-clés :

Cursos de ciências contábeis, Perfil do contador, Competências do profissional contábil

Résumé

O objetivo deste artigo consiste em verificar se o perfil do egresso estabelecido pelo curso de ciências contábeis da UNESC atende as expectativas dos alunos e as características dos contadores da região. Este artigo é um estudo descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, realizado por meio da análise documental do Projeto Político Pedagógico do curso e a aplicação de questionário com os alunos e contadores filiados ao Sindicato dos Contabilistas de Criciúma e Região Carbonífera. Os resultados apontam que: o gênero predominante no campo profissional é o masculino, enquanto na academia é o feminino; os alunos e profissionais apresentam interesse na formação continuada nas áreas gerencial e tributária; a habilidade técnica mais relevante é o conhecimento na área de atuação. Para os pesquisados a dedicação é a atitude mais importante para o exercício da profissão. Conclui-se que o perfil do egresso estabelecido pelo curso investigado assemelha-se às expectativas dos alunos e as características dos contadores da região.

Bibliographies de l'auteur

Mariana Justi Mondardo, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Bacharel em Ciências Contábeis (UNESC)

Andréia Cittadin, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Mestra em Contabilidade (UFSC). Professora do Curso de Ciências Contábeis (UNESC)

Cleyton de Oliveira Ritta, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Mestre em Contabilidade (UFSC). Professor do Curso de Ciências Contábeis (UNESC).

Publiée

2017-02-08