AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

UMA ABORDAGEM A PARTIR DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS DOS PLANOS DE ENSINO DAS DISCIPLINAS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.34629/ric-ijar/1982-3967.2024.v18.e-024012

Mots-clés :

instrumento de avaliação da aprendizagem, plano de ensino, estratégia de aprendizagem, ciências contábeis

Résumé

O objetivo geral do estudo foi identificar os instrumentos de avaliação da aprendizagem e estratégias de ensino propostas pelos docentes de uma universidade pública, a partir da análise documental dos planos de ensino das disciplinas da formação profissional do curso de Ciências Contábeis. A seleção não aleatória é composta pelos quinze componentes curriculares da formação profissional, nos turnos da tarde e da noite, com um total de trinta turmas, cujos dados foram coletados no semestre letivo 2023.2, entre 23 de outubro de 2023 e 31 de março de 2024. Os resultados apontam que, apenas 18 dos 30 dos docentes disponibilizaram seus planos de ensino, e que dentre os instrumentos de avaliação utilizados pelos professores destacam-se a prova escrita, em 16 das 18 turmas, o trabalho escrito, em 11 das 18 turmas, o seminário e a resolução de exercícios, ambos em 6 das 18 turmas, e o estudo de caso, em apenas uma turma, instrumentos estes utilizados majoritariamente de forma mesclada. Deste total de 18 planos de ensino, apenas dez apresentaram a identificação do peso para cada instrumento, mas nenhum explicitou quais os critérios de avaliação que foram usados para atribuir as notas. Dentre as estratégias de ensino de aprendizagem aplicadas, tem-se as aulas expositivas dialogadas em todas as 18 turmas, quase sempre mesclada com outras estratégias, principalmente com a resolução de exercícios, utilizada em 16 turmas. As outras estratégias destacadas são as discussões em sala de aula, as análises de situações práticas e as atividades em grupo.

Bibliographies de l'auteur

Ludmila de Oliveira Costa Henrique, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); E-mail: ludmila.henrique@ufpe.br.

Christianne Calado Vieira de Melo Lopes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Contabilidade pela Universidade de Brasília (UnB); E-mail: christianne.lopes@ufpe.br.

Ana Lúcia Fontes de Souza Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo (USP)/Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA/USP; E-mail: ana.svasconcelos@ufpe.br.

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Publiée

2024-10-27

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CHAMADA ESPECIAL: “Incentivo à iniciação científica: disseminando os trabalhos de conclusão de curso das Universidades"