ESTUDO SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO (UERJ): A PERCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES

Auteurs

  • Noé Loureiro Madureira CVM
  • Farid Succar Junior UERJ
  • Josir Simeone Gomes UERJ

DOI :

https://doi.org/10.34629/ric.v5i2.43-63

Mots-clés :

Método de ensino. Contabilidade. Administração.

Résumé

Este trabalho investiga os métodos de ensino superior aplicados pelo corpo docente da Faculdade de Administração e Finanças nos cursos de Ciências Contábeis e de Administração de Empresas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Busca-se desta forma verificar a aplicabilidade dos métodos existentes, além de obter as opiniões dos alunos sobre aqueles métodos a que foram efetivamente submetidos em sala de aula, levando em consideração algumas variáveis como o curso, o sexo, a idade e o período. Para levantamento desses dados utilizou-se questionários específicos tanto para os professores quanto para os alunos. Os resultados indicam a utilização de poucas práticas condizentes com a necessidade e interesse dos alunos, principalmente quanto à aprendizagem ativa além do predomínio do método tradicional, centrado no professor.

Bibliographies de l'auteur

Noé Loureiro Madureira, CVM

Gerência de Contabilidade e Finanças

Farid Succar Junior, UERJ

Bolsista de Mestrado

Josir Simeone Gomes, UERJ

Departamento de Ciências Contábeis da FAF/UERJ, Mestrado de Ciências Contábeis

Téléchargements

Publiée

2011-12-03