QUALITY OF ACCOUNTING COURSE IN THE ASSESSMENT OF GRADUATES

Authors

  • Renata Luciana dos Reis Magalhães UFMG
  • Jacqueline Veneroso Alves da Cunha Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Carolina Vasconcelos Colares PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.34629/ric.v7i4.35-54

Keywords:

Qualidade do ensino superior, Avaliação de IES, Egressos, Curso de Ciências Contábeis, Satisfação Profissional

Abstract

O ensino superior exerce papel disseminador de conhecimento e busca o desenvolvimento econômico. Pela importância de avaliar a qualidade do ensino, esta vem sendo fiscalizada pelo Estado. Este estudo analisou a qualidade do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais, na percepção de seus egressos. Para tanto, localizou-se ex-alunos do curso de Ciências Contábeis, graduados em 1996 a 2006, e o envio de questionário buscou informações sobre qualificação profissional conquistada, satisfação em ter concluído o curso, satisfação profissional e capacidade para novos aprendizados. Concluiu-se que a qualidade do ensino oferecido pela UFMG, em geral, atendeu às expectativas, exceto pelo baixo incentivo à continuidade de estudos na pós-graduação.

Author Biographies

Renata Luciana dos Reis Magalhães, UFMG

é mestranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais

Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais

é doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo e Professora Adjunta do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais

Ana Carolina Vasconcelos Colares, PUC Minas

Professora Assistente do Departamento de Ciências Contábeis da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Published

2014-03-24