Chamada de artigos n. 01, v. 93

RAFDR – Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (UFPE)

Chamada de artigos n. 01, v. 93

 

NORMAS DE PUBLICAÇÃO

 

  1. I.        TEMAS
  2. 1.    Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (UFPE), editada pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPE, torna pública a seleção de artigos para o número 01 do volume 93, a ser publicado no primeiro semestre de 2021.

 

  1. II.    FORMATO DE PUBLICAÇÃO
  2. 2.   A publicação ocorrerá exclusivamente de forma eletrônica no site da Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (UFPE) –   https://periodicos.ufpe.br/revistas/ACADEMICA/index.

 

  1. III. PRAZO DA CHAMADA
  2. 3.  Os textos para esta chamada devem ser enviados até 15 de março de 2021. Os textos enviados após esse prazo poderão ser aproveitados para a edição subsequente, salvo se esta for dedicada a um tema específico.

 

  1. IV. SUBMISSÃO DE ARTIGOS
  2. 4.         A submissão será feita eletronicamente no portal da RAFDR, após cadastro realizado em  https://periodicos.ufpe.br/revistas/ACADEMICA/user/register e login em https://periodicos.ufpe.br/revistas/ACADEMICA/login.
  3. 5.    Dúvidas posteriores à submissão devem ser enviadas ao e-mail revista.academica@ufpe.br.

 

  1. V.     NÚMERO MÁXIMO DE AUTORES E TITULAÇÃO MÍNIMA
  2. 6.  Para trabalhos de autor único, este deverá ter titulação mínima de mestrando para o aceite da submissão.
  3. 7.  Por força de entendimento da CAPES, a RAFDR apenas aceitará a submissão de bacharelando, bacharel e especialista (pós-graduado lato sensu) se for em coautoria com um doutor. 
  4. 8.  O número máximo de coautores será 3 (três). No caso de 3 coautores, um deverá ser obrigatoriamente doutorando ou doutor.

 

  1. VI. DIRETRIZES PARA AUTORES
  2. 9.    A RAFDR aceita submissões em português (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), inglês, espanhol e francês. Para ver a diretrizes para cada idioma, mude o idioma do site https://periodicos.ufpe.br/revistas/ACADEMICA/indexclicando no menu situado no canto superior direito da tela.
  3. 10.    Submissões de artigos em língua portuguesa (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), devem obedecer às seguintes diretrizes:

(a)    Os trabalhos deverão ter a seguinte estrutura: título, em português e em inglês; resumo, em português e em inglês; palavras-chave, em português e em inglês; corpo do texto; referências bibliográficas. 

(b)    O manuscrito deverá possuir: layout A4 (21 x 29,7 cm); margens superior e esquerda (3 cm), inferior e direita (2 cm); itálico apenas utilizado para designar palavras estrangeiras; recuos feitos na régua do editor de texto (não realizados tecla “tab”); no minímo 15 páginas e no máximo 25 páginas; formato Word (*.doc). 

(c)    O Resumo deverá ter entre 100 e 200 palavras, ressaltando o objeto, objetivos, a metodologia e as principais conclusões do estudo, seguindo na sua elaboração a NBR 6028:2003 e tendo como formatação: fonte Times New Roman; tamanho 12, espaçamento entre linhas simples e alinhamento justificado. 

(d)    As palavras-chaves devem ser aquelas que caracterizam melhor o estudo e devem ser, no mínimo, 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco), conforme NBR 6028

(e)    O corpo de texto deve conter introdução, desenvolvimento/discussão do tema analisado e conclusão, com a seguinte formatação: fonte Times New Roman; tamanho 12; alinhamento justificado; espaçamento entre linhas 1,5; recuo na primeira linha de 1,25 cm.

 

  1. VII.     REGRAS DE CITAÇÃO E REFERÊNCIA
  2. 11.    Citações devem ser descritas no sistema autor-data, conforme NBR 10520. Solicitamos aos autores que evitem usar citações diretas, preferindo a modalidade de citações indiretas.
  3. 12.  Referências bibliográficas devem obedecer às regras NBR 6023:2020.
  4. 13.  As normas supracitadas estão resumidas e exemplificadas no link https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/ACADEMICA/about/submissions.

 

  1. VIII. CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS
  2. 14.   Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com estas normas serão devolvidas aos autores.

(a)    A contribuição deve ser original e inédita, e não pode estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em “comentários ao editor”;

(b)    O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word, não superior a 2 MB;

(c)    URLs para referência informadas quando necessário;

(d)    O texto deve conter entre 15 (quinze) e 25 (vinte e cinco) páginas e seguir padrões de estilo e requisitos bibliográficos decritos no tópico VI – Diretrizes para Autores;

(e)    A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo, desta forma, o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em “Assegurando a avaliação por pares cegas” - https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/ACADEMICA/help/view/editorial/topic/000044.

(f)     Todos os dados dos autores devem estar preenchidos corretamente. 

 

  1. IX.  DIREITOS DE AUTOR
  2. 15.   A publicação na RAFDR implica a aceitação das seguintes condições de licenciamento: 

(a)    Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RAFDR o direito da primeira publicação, com o trabalho simultaneamente protegido sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;

(b)    Autores têm autorização para assumir publicações adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RAFDR; e

(c)    Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois do artigo ser publicado na RAFDR.

  1. 16.   Os artigos publicados na Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife estão sujeitos à licença CC-BY, a qual, em resumo, permite a cópia e redistribuição em qualquer formato, desde que atribuída sua autoria e publicação inicial na RAFDR.

 

Recife,  11 de dezembro de 2020.

 

Leonardo Carneiro da Cunha

Editor-chefe

 

Walber de Moura Agra

Editor-Adjunto