O TEXTO E O CONTEXTO: UMA ABORDAGEM SOBRE A APLICAÇÃO DO DIREITO NA TEORIA GERAL DO DIREITO

Autores

  • Matheus Ferreira Bezerra Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Resumo

O presente trabalho traz uma proposta de análise sobre a aplicação do Direito, a partir da Teoria Pura do Direito de Hans Kelsen, considerando a sua compreensão sobre a neutralidade jurídica e a da aplicação lógico-formal, bem como pensamento de Alf Ross e Ronald Dworkin, críticos do pensamento kelseniano, para o desenvolvimento e expansão do conteúdo jurídico voltado para um direito mais ligado aos fenômenos sociais existentes, tais como a moral e a política, que influenciaram os pensamentos denominados de pós-positivistas, que tanto veem o direito como um conjunto de princípios e regras, ampliando os horizontes de conhecimento do intérprete, antes limitado às regras, quanto como uma proposta metodológica que se valha da moral para a resolução das proposições existentes, de modo que o direito deva buscar uma solução justa, ao menos no caso concreto, complementando a subsunção com a ponderação, que desemboca na teoria neoconsitucionalista muito discutida na atualidade que propõe um novo modelo de abordagem a ser utilizado pela Teoria Geral do Direito.

Biografia do Autor

Matheus Ferreira Bezerra, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestre em Direito

Referências

ARIZA, Santiago Sastre. La ciencia jurídica ante el neoconstitucionalismo. In: CARBONELL, Miguel (Org.). Neoconstitucionalismo (s). Madrid: Editorial Trotta, 2007.

COMANDUCCI, Paolo. Formas de (neo)constitucionalismo: un análisis metateórico. In: CARBONELL, Miguel (Org.). Neoconstitucionalismo (s). Madrid: Editorial Trotta, 2007.

DWORKIN, Ronald. Levando os direitos a sério. [Trad. Nelson Boeira]. 3ª ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

______. O Império do direito. [Tradução: Jeferson Luiz Camargo]. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

______. Uma questão de princípio [Tradução: Luís Carlos Borges]. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FERRAZ JR, Tércio Sampaio. Introdução ao estudo de direito: técnica, decisão, dominação. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1994

GILISSEN, John. Introdução Histórica ao Direito. [Tradução: A. M. Hespanha e L. M. Macaístra Malheiros]. 2ª ed. Lisboa: Fundação CalousteGulbenkian, 1995.

GUASTINI, Ricardo. La constitucionalizacióndelordenamiento jurídico. In: CARBONELL, Miguel (Org.). Neoconstitucionalismo (s). Madrid: Editorial Trotta, 2007.

HÄBERLE, Peter.Hermenêutica constitucional. A sociedade aberta dos intérpretes da constituição: contribuição para a interpretação pluralista e procedimental da constituição. [Tradução: Gilmar Ferreira Mendes]. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris Editor, 1997.

KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. [Tradução João Baptista Machado]. 8ª ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

NADER, Paulo. Introdução ao estudo do direito. 26ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2006.

ROSS, Alf. Direito e Justiça. [Tradução Alysson Leandro Mascaro]. Bauru, SP: EDIRPO, 2000.

SACHIS, Luis Prieto. Neoconstitucionalismo y ponderacion judicial. In: CARBONELL, Miguel (Org.). Neoconstitucionalismo (s). Madrid: Editorial Trotta, 2007

SOARES, Ricardo Maurício Freire. Hermenêutica e interpretação jurídica. São Paulo: Saraiva, 2010.

______. O princípio constitucional da dignidade da pessoa humana: em busca do direito justo. São Paulo: Saraiva, 2010.

VILANOVA, Lourival. As estruturas lógicas e o sistema do direito positivo. São Paulo: Max Limonad, 1997.

Downloads

Publicado

2016-08-30