ARQUIVO DA FACULDADE DE DIREITO DO RECIFE: PRESERVAÇÃO E ACESSO ATRAVÉS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Humberto João Carneiro Filho, Ingrid Rique da Escóssia Pereira, Elizabeth da Silva Guimarães

Resumo


Este trabalho apresenta uma síntese das atividades e dos resultados obtidos pelo projeto de extensão universitária executado no Arquivo da Faculdade de Direito do Recife - Pernambuco - durante os meses de abril a dezembro de 2018. Os métodos desenvolvidos envolveram a conservação preventiva, restauração e divulgação do acervo histórico presente no Arquivo do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os resultados revelam a contribuição da extensão universitária para a conservação do acervo e também para a democratização dos dados e informações através da digitalização, descrição e posterior publicação dos documentos nos meios digitais. O projeto de extensão “Preservando a Memória da Faculdade de Direito do Recife: acesso ao Arquivo Histórico”, dessa forma, logrou satisfatoriamente realizar ações em prol da conservação do acervo histórico e da ampliação do acesso de informações sobre uma instituição educacional de tão grande importância histórica e cultural para o Brasil.

Palavras-chave


Faculdade de Direito do Recife; Arquivo; Memória; Preservação

Texto completo:

PDF

Referências


BEVILÁQUA, Clóvis. História da Faculdade de Direito do Recife. 3. ed. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2012.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 30 jun. 2019.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 30 jun. 2019.

CÂMARA, Phaelante da. Memória histórica da Faculdade do Recife, ano de 1903. Recife: Imprensa Industrial, 1904.

CARNEIRO FILHO, Humberto João. et al. Acesso à cultura e preservação de lugares de memória na Faculdade de Direito do Recife. Expressa Extensão. ISSN 2358-8195, v.24, n.1, p. 06-24, jan-abr, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/14293. Acesso em: 29 jun. 2019.

FERREIRA, Pinto. História da Faculdade de Direito do Recife: Tomo 1. Recife:

Universitária, 1980.

FERREIRA, Pinto. História da Faculdade de Direito do Recife: Tomo 2. Recife:

Universitária, 1981.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. In: Projeto História, São Paulo, PUC-SP, n. 10, 1993, p. 7-28.

SILVA, Armando B. Malheiro. Arquivística: teoria e prática de uma Ciência da Informação. Porto: Afrontamento, 1998.

VEIGA, Gláucio. Origem da atual área da Faculdade de Direito do Recife. Recife: A Faculdade, 1998. (Série Cadernos da Faculdade; n° 1).

VENÂNCIO FILHO, Alberto. Das arcadas ao bacharelismo: 150 anos de ensino jurídico no Brasil. São Paulo: Editora Perspectiva, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Humberto João Carneiro Filho, Ingrid Rique da Escóssia Pereira, Elizabeth da Silva Guimarães

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

DIRETÓRIOS, PORTAIS E INDEXADORES:

 

 

 

  vLex Brasil

 

 

AVALIADO PELO

 

INSTITUCIONAL