ARQUIVO DA FACULDADE DE DIREITO DO RECIFE: PRESERVAÇÃO E ACESSO ATRAVÉS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-2307.2019.242553Palavras-chave:
Faculdade de Direito do Recife, Arquivo, Memória, PreservaçãoResumo
Este trabalho apresenta uma síntese das atividades e dos resultados obtidos pelo projeto de extensão universitária executado no Arquivo da Faculdade de Direito do Recife - Pernambuco - durante os meses de abril a dezembro de 2018. Os métodos desenvolvidos envolveram a conservação preventiva, restauração e divulgação do acervo histórico presente no Arquivo do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os resultados revelam a contribuição da extensão universitária para a conservação do acervo e também para a democratização dos dados e informações através da digitalização, descrição e posterior publicação dos documentos nos meios digitais. O projeto de extensão “Preservando a Memória da Faculdade de Direito do Recife: acesso ao Arquivo Histórico”, dessa forma, logrou satisfatoriamente realizar ações em prol da conservação do acervo histórico e da ampliação do acesso de informações sobre uma instituição educacional de tão grande importância histórica e cultural para o Brasil.Referências
BEVILÁQUA, Clóvis. História da Faculdade de Direito do Recife. 3. ed. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2012.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 30 jun. 2019.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 30 jun. 2019.
CÂMARA, Phaelante da. Memória histórica da Faculdade do Recife, ano de 1903. Recife: Imprensa Industrial, 1904.
CARNEIRO FILHO, Humberto João. et al. Acesso à cultura e preservação de lugares de memória na Faculdade de Direito do Recife. Expressa Extensão. ISSN 2358-8195, v.24, n.1, p. 06-24, jan-abr, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/14293. Acesso em: 29 jun. 2019.
FERREIRA, Pinto. História da Faculdade de Direito do Recife: Tomo 1. Recife:
Universitária, 1980.
FERREIRA, Pinto. História da Faculdade de Direito do Recife: Tomo 2. Recife:
Universitária, 1981.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. In: Projeto História, São Paulo, PUC-SP, n. 10, 1993, p. 7-28.
SILVA, Armando B. Malheiro. Arquivística: teoria e prática de uma Ciência da Informação. Porto: Afrontamento, 1998.
VEIGA, Gláucio. Origem da atual área da Faculdade de Direito do Recife. Recife: A Faculdade, 1998. (Série Cadernos da Faculdade; n° 1).
VENÂNCIO FILHO, Alberto. Das arcadas ao bacharelismo: 150 anos de ensino jurídico no Brasil. São Paulo: Editora Perspectiva, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (doravante "RevAcadFDR") concordam com os seguintes termos de licenciamento:
(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à RevAcadFDR o direito da primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir publicações adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RevAcadFDR.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois do artigo ser publicado na RevAcadFDR, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Informações adicionais:
Os artigos publicados na Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife estão sujeitos a licença CC-BY qual, em resumo:
Permite a cópia e Redistribuição em qualquer formato, desde que atribuída sua autoria e publicação inicial na RevAcadFDR.
Adotamos esse tipo de licenciamento pois é finalidade maior da Revista Academica da Faculdade de Direito a difusão de conhecimento e não sua monopolização.