AS MANIFESTAÇÕES POPULARES OCORRIDAS NO BRASIL NO ANO DE 2013 SOB OS OLHOS DA TEORIA DO RECONHECIMENTO DE AXEL HONNET

Autores

  • Carolina Souza Novaes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Gabriela Nogueira Matias Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Resumo

O presente artigo busca analisar a Teoria do Reconhecimento de Axel Honnet e, a partir desse ponto de vista, pretende-se compreender os movimentos sociais ocorridos no Brasil, no ano de 2013. As manifestações expressaram a indignação da população frente ao governo atual, em busca de melhores condições de vida, tais como: a garantia plena pelo cidadão ao acesso à saúde e educação de qualidades, melhoria da segurança pública, dentre outros. Além disso, buscaram os manifestantes uma reforma política, uma vez que há grande insatisfação com o trabalho desempenhado pelo Executivo, bem como com a inércia do Poder Legislativo. Percebendo-se, portanto, que as manifestações sociais fazem parte da história da humanidade e que a melhoria de vida só é alcançada através das lutas sociais.

Biografia do Autor

Carolina Souza Novaes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui graduação em DIREITO pela Universidade Federal de Ouro Preto (2011).Especialista emDireito Privado pela Universidade Candido Mendes - RJ e em Direito da Propriedade Intelectual pelaJustus Liebig Universitat - Giessen, Alemanha. Mestre em Direito do Trabalho pela Puc Minas (2014). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e do Centro Universitário UNA.

Gabriela Nogueira Matias, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestranda em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013/2014). Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade do estado, empregados de cartório e sucessão trabalhista.

Downloads

Publicado

2015-09-07

Edição

Seção

Artigos