A APLICABILIDADE DO MÉTODO DO ESTUDO DE CASO EM PESQUISAS JURÍDICAS
Abstract
Este artigo tem por escopo apresentar análise sobre os diversos aspectos relativos ao método do estudo de caso e sua aplicação em pesquisas jurídicas. Desta forma, objetiva verificar a compatibilidade desse método com a pesquisa desenvolvida no âmbito do Direito. Para tanto, realizou-se pesquisa qualitativa, de fonte bibliográfica e documental, de caráter exploratória, explicativa e descritiva, consubstanciada por estudos extraídos de artigos de periódicos, livros de doutrina e outros materiais provenientes de bases de dados indexadas e de sites institucionais de cursos de Direito. Nestes termos, esta pesquisa mostra-se pertinente e cientificamente relevante, sobretudo, porque seus resultados comprovam que o método do estudo de caso é plenamente compatível com a pesquisa jurídica.Literaturhinweise
BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. Metodologia da pesquisa jurídica. São Paulo: Saraiva, 2001.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
FGV DIREITO SP. Sobre. Quem somos. A Escola. Disponível em: <http://direitosp.fgv.br/sobre/escola>. Acesso em: 4 dez. 2015.
FGV DIREITO SP. Metodologia de ensino. Ensino jurídico participativo. Sobre. Os métodos de ensino participativo. Método do caso. Disponível em: <http://www.ejurparticipativo.com.br/metodos-de-ensino/>. Acesso em: 4 dez. 2015.
FGV DIREITO SP. Metodologia de ensino. Acervo online. Casoteca. Disponível em: <http://direitosp.fgv.br/casoteca>. Acesso em: 4 dez. 2015.
FONSECA, Maria Guadalupe Piragibe da. Iniciação à Pesquisa no Direito: Pelos caminhos do conhecimento e da inovação. Rio de Janeiro: Campus e Elsevier, 2009.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GODOY, Arilda Schmidt. Estudo de caso qualitativo. In: GODOI, Christiane Kleinubing; MELLO, Rodrigo Bandeira de; SILVA, Anielson Barbosa da. (Orgs.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: Paradigmas, Estratégias e Métodos. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010, p. 115-143.
KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e prática da pesquisa. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2000.
MONEBHURRUN, Nitish; VARELLA, Marcelo D. “O que é uma boa tese de doutorado em Direito? Uma análise a partir da própria percepção dos programas”. Revista Brasileira de Políticas Públicas, Brasília, v. 3, n. 2, p. 423-443, dez. 2013.
RÁO, Vicente. O Direito e a vida dos direitos.7. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
SILVEIRA, Maísa Cristina Dante da. “Estudo de caso: breve análise e adequação à pesquisa jurídica”. DireitoNet, jun. 2005. Disponível em: <http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/2105/Estudo-de-caso-breve-analise-e-adequacao-a-pesquisa-juridica>. Acesso em: 25 nov. 2015.
TOLLER, Fernando M. “Origens históricas da educação jurídica com o método do caso”. Revista Quaestio Iuris, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 98-133, 2006.
YIN, Robert K. Estudo de caso – Planejamento e Métodos. Tradução de Ana Thorell. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores que publicam na Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (doravante "RevAcadFDR") concordam com os seguintes termos de licenciamento:
(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à RevAcadFDR o direito da primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir publicações adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RevAcadFDR.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois do artigo ser publicado na RevAcadFDR, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Informações adicionais:
Os artigos publicados na Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife estão sujeitos a licença CC-BY qual, em resumo:
Permite a cópia e Redistribuição em qualquer formato, desde que atribuída sua autoria e publicação inicial na RevAcadFDR.
Adotamos esse tipo de licenciamento pois é finalidade maior da Revista Academica da Faculdade de Direito a difusão de conhecimento e não sua monopolização.