A Negócios Internacionais: A tributação como um custo de transação nos contratos internacionais de comércio
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-2307.2024.259645Schlagworte:
Contratos internacionais de comércio, law and economics, direito internacional privado, direito internacional tributário, lei aplicável, negócios internacionais, tributação, custo de transaçãoAbstract
O presente estudo analisa o papel dos contratos internacionais de comércio na era da globalização e da economia digital, bem como suas características particulares, distinguindo-os dos contratos internos. Sustentados na autonomia da vontade das partes, os contratos internacionais são um instrumento de realização do comércio internacional. Um importante fator que não pode ser desconsiderado é a carga tributária, que constitui um relevante custo de transação nos negócios internacionais, podendo influenciar a decisão dos agentes econômicos acerca da celebração do negócio jurídico. Ademais, a fuga da tributação também pode influenciar as partes quando da escolha da lei aplicável ao contrato, o que demanda o estabelecimento de elementos de conexão entre a transação e o ordenamento jurídico ao qual se deseja submeter o contrato, bem como a verificação do propósito da relação negocial e da substância econômica, para além da forma escolhida, a fim de se evitar práticas de elusão fiscal. Conclui-se que a tributação é um aspecto fundamental dos contratos internacionais de comércio e que, neste ponto, o Direito Internacional Tributário e o Direito Internacional Privado se interseccionam.
Literaturhinweise
STRENGER, Irineu. Contratos Internacionais de Comércio. Imprenta: São Paulo, LTr, 2003.
AXELROD, Robert; KEOHANE, Robert O. Archieving Cooperation Under Anarchy: Strategies and Institutions. Cambridge University Press. 1985.
República Federativa do Brasil. Lei nº 9.307/1996. “Dispõe sobre a arbitragem”. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9307.htm. Acesso em 11/07/2023.
COSTA, Cynara de Barros. A verdadeira Lex Mercatoria: o Direito além do Estado. Um estudo sobre as antigas e novas teorias da Lex Mercatoria. Faculdade de Direito do Recife, 2011.
BASSO, Maristela. Curso de Direito Internacional Privado. 6ª Ed. Editora Atlas, São Paulo, 2020.
HOBBES, Thomas. Leviatã. Editora Rideel, 1ª Edição, São Paulo, 2005.
GUIMARÃES, Marcelo César. Cartéis Internacionais: Desafios e Perspectivas para a Internacionalização do Direito da Concorrência. Faculdade de Direito do Recife, 2017.
MASUKO, Ana Clarissa. Direito Tributário Internacional. Elementos de Conexão no Comércio Exterior de Serviços e Intangíveis. Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, 2018. P. 230-231.
BARRETO, Paulo Ayres; e TAKANO, Caio Augusto. Os desafios do planejamento tributário internacional na era pós-BEPS. In: CARVALHO, Paulo de Barros (org.). XIII Congresso Nacional de Estudos Tributários – IBET. São Paulo: Noeses, 2016.
OECD. What is BEPS? Disponível em https://www.oecd.org/tax/beps/about/. Acesso em 12/07/2022.
SILVEIRA, Paulo Antônio Caliendo Velloso da. Direito Tributário e análise econômica do Direito: uma visão crítica. Rio de Janeiro, Editora Elsevier, 2009, p. 13.
XAVIER, Alberto. Direito Tributário Internacional do Brasil: Tributação das operações internacionais. 5ª ed. Atualizada. Rio de Janeiro. Forense, 1998.
CHAND, Vikram; ELLIFFE, Craig. The Interaction of Domestic Anti-Avoidance Rules with Tax Treaties in the Pos – BEPS and Digitalized World. Bulletin for International Taxation. April/May, 2020.
DANON, Robert. J. The PPT in the Post-BEPS Tax Trety Law: It is a GAAR but just a GAAR! Bulletin for international taxation. April/May 2020.
POSTLEWAITE, Philip F. "The Status of the Judicial Sham Doctrine in the United States," Revenue Law Journal: Vol. 15 : Iss. 1 , Article 8. 2005.
DOLINGER, Jacob. Evolution of Principles for Resolving Conflicts in the Fields Of Contracts and Torts. (Volume 283)”, in: Collected Courses of the Hague Academy of International Law. 2000.
WHEEGEL, S. Van. The improper use of Tax Treaties, p. 119 (Kluwer I. Intl. 1998). IN: CHAND, Vikram; ELLIFFE, Craig. The Interaction of Domestic Anti-Avoidance Rules with Tax Treaties in the Post – BEPS and Digitalized World. Bulletin for International Taxation. April/May, 2020.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Marcela Fernandes Tavares, Fernando Sérgio Tenório de Amorim

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Os autores que publicam na Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (doravante "RevAcadFDR") concordam com os seguintes termos de licenciamento:
(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à RevAcadFDR o direito da primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir publicações adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RevAcadFDR.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois do artigo ser publicado na RevAcadFDR, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Informações adicionais:
Os artigos publicados na Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife estão sujeitos a licença CC-BY qual, em resumo:
Permite a cópia e Redistribuição em qualquer formato, desde que atribuída sua autoria e publicação inicial na RevAcadFDR.
Adotamos esse tipo de licenciamento pois é finalidade maior da Revista Academica da Faculdade de Direito a difusão de conhecimento e não sua monopolização.