BULLYING RELIGIOSO NA ESCOLA E A RESPONSABILIDADE CIVIL
Abstract
Este artigo analisa o problema do bullying religioso na escola, que pode ser praticado por um aluno contra o outro, ou pelo docente contra a criança ou o adolescente, bem como examina a aplicação do instituto jurídico da responsabilidade civil aos casos de assédio moral e físico nas escolas. Primeiro, o trabalho empreende um pequeno estudo da evolução histórica da liberdade religiosa. Depois, algumas reflexões filosóficas sobre tolerância religiosa são feitas. A pesquisa prossegue com a caracterização do fenômeno social bullying, incluindo a especificação dos direitos fundamentais violados por essa prática, para por fim apresentar a possibilidade da responsabilização civil para os casos não resolvidos pelos pais e pelos estabelecimentos educacionais.References
ADRAGÃO, Paulo Pulido. A liberdade religiosa e o Estado. Coimbra: Almedina, 2002.
ARAÚJO, Luiz Bernardo Leite. Religião e modernidade em Habermas. São Paulo: Loyola, 1996.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: <http://www2.planalto.gov.br/acervo/legislacao>. Acesso: 30 jul. 2015.
CHALITA, Gabriel. Pedagogia da amizade – bullying: o sofrimento das vítimas e dos agressores. São Paulo: Gente, 2008.
DEKENS, Olivier. Compreender Kant. [Trad. Paula Silva]. São Paulo: Loyola, 2012.
DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro, volume 7: responsabilidade civil. 29ª ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. [Trad. Paulo Neves] 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
FANTE, Cléo. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2ª ed. rev. e ampl. Campinas, SP: Verus, 2005.
FANTE, Cléo. & PEDRA, José Augusto. Bullying escolar: perguntas e respostas. Porto Alegre: Artmed, 2008.
FERRY, Luc. Aprender a viver: filosofia para os novos tempos. [Trad. Vera Lúcia dos Reis]. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.
GAGLIANO, Pablo Stolze & PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo Curso de Direito Civil, volume 3: responsabilidade civil. 13ª ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2015.
HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. 2ª ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.
HABERMAS, Jürgen. Entre naturalismo e religião: estudos filosóficos. [Trad. Flávio Beno Siebeneichler] Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2007.
HIRIGOYEN, Marie-France. Assédio moral: a violência perversa no cotidiano. 10ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. [Trad. Valério Rohden e Udo Baldur Moosburger] São Paulo: Nova Cultural, 1999.
LACROIX, Alain. A razão: análise da noção, estudo de textos: Platão, Aristóteles, Kant, Heidegger. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
LEITE, Flamarion Tavares. 10 lições sobre Kant. 6ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
MACHADO, Jónatas Eduardo Mendes. Liberdade religiosa numa comunidade constitucional inclusiva: dos direitos da verdade aos direitos dos cidadãos. Coimbra: Coimbra Editora, 1996.
MIDDELTON-MOZ, Jane & ZAWADSKI, Mary Lee. Bullying: estratégias de sobrevivência para crianças e adultos. [Trad. Roberto Cataldo Costa] Porto Alegre: Artmed, 2007.
OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. Reviravolta linguístico-pragmática na filosofia contemporânea. São Paulo: Loyola, 1996.
ROULAND, Norbert, PIERRÉ-CAPS, Stéphane & POUMARÈDE, Jacques. Direitos das minorias e dos povos autóctones. [Trad. Ane Lize Spaltemberg] Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 2004.
SÁNCHEZ VÁSQUEZ, Adolfo. Entre e realidade e a utopia: ensaios sobre política, moral e socialismo. [Trad. Gilson B. Soares] Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
SCHUCK, Neivor. Fé e saber em Habermas: a reserva semântica da religião na sociedade secularizada. Dissertação (Mestrado). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2010.
TEIXEIRA, Gustavo. Manual antibullying para alunos, pais e professores. Rio de Janeiro: BestSeller, 2011.
VIEIRA, Oscar Vilhena. Direitos Fundamentais: uma leitura da jurisprudência do STF. São Paulo: Malheiros, 2006.
WELLS, Herbert George. Uma breve história do mundo. [Trad. Rodrigo Breunig]. Porto Alegre: L & PM, 2013.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish with the Academic Journal of Recife Law School ("RAFDR") agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the RAFDR right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the article in the RAFDR, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).
Additional information:
Articles published by the Academic Journal of Recife Law School are licensed under CC-BY: