CONCEITOS FUNDAMENTAIS DO SISTEMA DE PRECEDENTES E FUNDAMENTAÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-2307.2019.248157Schlagworte:
Precedentes, Cultura do Ementário, Fundamentação das decisõesAbstract
a compreensão do sistema de precedentes exige que o estudioso conheça alguns conceitos fundamentais. As noções de ratio decidendi e obiter dictum são fundamentais. Da mesma forma, conhecer o caráter evolutivo dos conceitos de precedente, jurisprudência e súmula é necessário. Um ponto em comum entre todos esses elementos, é a necessidade de motivação das decisões judiciais. Sem uma decisão bem fundamentada, com respeito ao art. 89, IX, da CR e ao art. 489, §1°, do CPC, não há como se estruturar um sistema de precedentes. E o problema é visto em termos práticos, como no CC n° 144.922/MG, onde decidiu-se sobre tudo, inclusive nada. Por isso, a fundamentação das decisões, em sua dimensão interna e externa, é um ponto chave, indispensável à boa aplicação dos precedentes judiciais.
Literaturhinweise
CABRAL, Antonio do Passo. Nulidades no processo moderno: contraditório, proteção da confiança e validade prima facie dos atos processuais. Rio de Janeiro: Forense, 2010
CAMBI, Eduardo. Neoconstitucionalismo e neoprocessualismo: direitos fundamentais, políticas públicas e protagonismo do judiciário. São Paulo: RT, 2011.
CUNHA, Leonardo Carneiro da. O processo civil no estado constitucional e os fundamentos do projeto do novo código de processo civil. Repro. v. 209. São Paulo: RT, 2012.
DIDIER Jr., Fredie. BRAGA, Paula Sarno; OLIVEIRA, Rafael. Curso de Direito Processual Civil, vol. 2. Salvador: Jus Podivm, 2014.
DUXBURY, Neil. The Nature and Authority of Precedent. Cambridge University Press, 2008.
FERREIRA, William Santos. Princípios fundamentais da prova cível. São Paulo: RT, 2014.
GOODHART, Arthur L. Determining the Ratio Decidendi of a Case. The Yale Law Journal, vol. 40, n° 2 (Dec., 1930). The Yale Law Journal Company Inc., pp. 161-183. Disponível em < http://www.jstor.org/stable/790205 >
JUSTO, A. Santos. Direito Privado Romano – I. Coimbra: Coimbra Editora, 2008.
LANES, Júlio Cesar Goulart. Fato e direito no processo civil cooperativo. São Paulo: RT, 2014.
LUCCA, Rodrigo Ramina de. O dever de motivação das decisões judiciais. Salvador, JusPodvm, 2015.
MACEDO, Lucas Buril de; PEREIRA, Mateus Costa; PEIXOTO, Ravi de Medeiros. Precedentes, cooperação e fundamentação: construção, imbricação e releitura. O projeto do novo código de processo civil. ADONIAS, Antônio; DIDIER JR., Fredie (org.). Salvador: Jus Podivm, 2012.
_____. Precedentes judiciais e o direito processual civil. Salvador: JusPodivm, 2016.
MARINONI, Luiz Guilherme. Precedentes Obrigatórios. São Paulo: RT, 2010.
______. O Precedente na Dimensão da Segurança Jurídica. In: MARINONI, Luiz Guilherme (org.). A força dos precedentes. Salvador: JusPodivm, 2012.
_____. Elaboração dos conceitos de ratio decidendi (fundamentos determinantes da decisão) e obiter dictum no direito brasileiro. In: MARINONI, Luiz Guilherme (org.). A força dos precedentes. Salvador: JusPodivm, 2012.
_____, Luiz Guilherme. Teoria Geral do Processo. São Paulo: RT, 2013.
MENDES, Gilmar Ferreira; COELHO, Inocêncio Martins; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de direito constitucional. São Paulo: Saraiva, 2007.
_____; STRECK, Lenio Luiz. Comentário ao art. 93. In: CANOTILHO, J. J. Gomes; _____; SARLET, Ingo W.; _____. (coords.). Comentários à Constituição do Brasil. São Paulo: Saraiva/Almedina, 2013.
MORAIS, Dalton Santos. Democracia e Direitos fundamentais: Proposta para uma Jurisdição Constitucional Democrática. In.: FELLET, André; NOVELINO, Marcelo (orgs.). Constitucionalismo e Democracia. Salvador: JusPodivm, 2013.
MORALES, Rodrigo Rivera. La Prueba: un análisis racional y práctico. Madrid: Marcial Pons, 2011.
NERY JUNIOR, Nelson. Princípios do Processo na Constituição Federal. São Paulo: RT, 2013.
NOGUEIRA, Gustavo Santana. Precedentes vinculantes no direito comparado e brasileiro. Salvador: JusPodivm, 2012.
NOJIRI, Sérgio. O dever de fundamentar as decisões judiciais. São Paulo: RT, 1998.
PEIXOTO, Ravi. Superação do precedente e segurança jurídica. Salvador: JusPodivm, 2015.
SANTOS, Tomás-Javier Aliste. La motivación de las resoluciones judiciales. Madrid-ES: Marcial Pons, 2011,
SARLET, Ingo; MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: RT, 2012.
TARUFFO, Michele. La motivación de La sentencia civil. Madri: Editorial Trotta, 2011.
_____. Uma simples verdade: O Juiz e a construção dos fatos. São Paulo: Marcial Pons, 2012.
TORRES, Heleno Taveira. Direito Constitucional Tributário e Segurança Jurídica. São Paulo: RT, 2011.
TUCCI, Rogério Cruz e. Precedentes Judiciais como fonte do direito. São Paulo: RT, 2004.
WAMBAUGH, Eugene. The study of cases: a course for instruction in reading and stating reported cases, composing head-notes and briefs, criticizing and comparing authorities, and compiling digests. Bostom: Little, Brown & Co., 1892.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores que publicam na Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (doravante "RevAcadFDR") concordam com os seguintes termos de licenciamento:
(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à RevAcadFDR o direito da primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir publicações adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RevAcadFDR.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois do artigo ser publicado na RevAcadFDR, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Informações adicionais:
Os artigos publicados na Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife estão sujeitos a licença CC-BY qual, em resumo:
Permite a cópia e Redistribuição em qualquer formato, desde que atribuída sua autoria e publicação inicial na RevAcadFDR.
Adotamos esse tipo de licenciamento pois é finalidade maior da Revista Academica da Faculdade de Direito a difusão de conhecimento e não sua monopolização.