DIALOGICIDADE, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E TRABALHO COLETIVO NA ESCOLA

Solange Padilha Oliveira Guimarães

Resumo


Paulo Freire nos diz que educar é inserir-se como sujeito
da sua existência social-histórica, é gerar um pensamento crítico.
Para ele, é no encontro dos homens nas teias das relações, ensinando
uns aos outros, problematizando seus conflitos, enfrentando as
contradições de seu espaço/tempo, transformando as suas realidades
em novas realidades, que se concretiza o movimento dialógico
da educação e do trabalho coletivo. Nesse sentido, a presente
reflexão toma como pergunta norteadora qual a contribuição da
dialogicidade para o trabalho da coordenação pedagógica, a fim de
que as atividades docentes coletivas possam acontecer, dentro de um
consenso do grupo? O texto pretende recuperar, portanto, o conceito
de dialogicidade na visão freireana e a sua importância no trabalho
coletivo pedagógico. A reflexão culmina com um confronto entre
a fundamentação teórica das categorias dialogicidade e trabalho
coletivo, através de um relato da sua aplicação na prática de duas
coordenadoras pedagógicas que foram entrevistadas e observadas
nos seus trabalhos de educadoras e mediadoras do planejamento
escolar, abrindo espaço para novas reflexões acerca da temática.

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Referências


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