A atuação do pedagogo na gestão democrática da escola pública: A participação da comunidade como um desafio

Sandra Regina Cassol Carbello

Resumo


O século XXI se inicia com imensos desafios no âmbito educacional, a organização da escola pública democrática, com ensino de qualidade, é um deles. Abordamos esta temática enfocando a atuação do pedagogo na organização coletiva do trabalho pedagógico e as condições para a participação da comunidade na gestão escolar. Para essa reflexão, contextualizamos a implantação do modelo de gestão democrática da escola pública e focamos os conceitos que a fundamentam, especialmente cidadania e participação. A partir da Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 a comunidade deve participar da gestão escolar, contudo, essa participação ainda não ocorre em todas as unidades, o que se constitui em um desafio atual para a equipe de gestores. Concluímos que promover a participação da comunidade na gestão da escola é um desafio político e social, engendrado em bases complexas, a ação de um profissional é insuficiente para promovê-la.

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