Chegando ao chão da escola: uma análise de projetos de intervençao nas escolas catarineses

Vera Lúcia Bazzo, Silva Inês Coneglian Carrilho de Vasconcelos, Neide Arrias Bittencourt

Resumo


Este artigo relaciona-se à experiência de um curso na modalidade EAD voltado a Coordenadores Pedagógicos de escolas públicas do Estado de Santa Catarina, oferecido pela UFSC, para alunos-professores distribuídos em dez polos educacionais, cujas escolas apresentavam baixo IDEB. Melhorar o desempenho dos alunos foi o objetivo principal deste curso, visando a uma ação efetiva dos coordenadores pedagógicos dessas escolas. Tal ação foi consolidada por meio de um Projeto de Intervenção (P.I.) aplicado nas escolas e que buscou: a) avaliar problemas ali existentes; b) encontrar bases teóricas que fundamentassem uma intervenção; c) aplicar o projeto. Seus resultados indicam: a) elaboração inicial de projetos em descompasso com a realidade escolar; b) desconhecimento do gênero “projeto de intervenção”; c) baixa condição de diálogo teórico; d) pouca autonomia na elaboração de propostas; e) dificuldades no manejo da língua escrita.

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