GESTÃO ESCOLAR NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: IMPASSES E DESAFIOS PARA POTENCIALIZAR A GESTÃO DEMOCRÁTICA

Autores

  • Jenerton Arlan Schütz Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Cláudia Fuchs Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2018.237508

Resumo

O presente texto, de cunho bibliográfico, tem por objetivo tematizar os impasses, desafios e possibilidades de se desenvolver uma gestão democrática no âmbito escolar. Ademais, para destrinchar os fios das reflexões, o presente estudo se decompõe em três partes: i) busca-se compreender a concepção de gestão escolar a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996; ii) reflete-se sobre os impasses e desafios que atravessam a gestão escolar na contemporaneidade; iii) apresenta-se possibilidades de pensar para além de uma gestão centralizada, setorizada e administrativa, ou seja, pensar possibilidades de uma gestão democratizada, participativa e coletiva.

Biografia do Autor

Jenerton Arlan Schütz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação nas Ciências (UNIJUI), Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUI), Especialista em Metodologia de Ensino de História pela Uniasselvi e Licenciado em História e Sociologia pela mesma Instituição. Bolsista CAPES. Áreas e autores de investigação: Modernidade, Educação, Infância, Política, Hannah Arendt. Participa do grupo de estudo sobre: Teoria Crítica e Educação; Estudos Hermenêuticos e Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação do Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências (UNIJUÍ).

Cláudia Fuchs, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestranda em Educação nas Ciências (UNIJUI), Pós-Graduada em Gestão Escolar (UNIASSELVI), Licenciada em Pedagogia (Centro Universitário-FAI), Professora da Rede Pública de Ensino do Município de Ijuí/RS.

Downloads

Publicado

2018-07-25