O KIT EDUCACIONAL DO UNICEF: PROGRAMA DA FAMÍLIA BRASILEIRA FORTALECIDA E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO

Autores

  • Camila Maria Bortot Universidade Federal de Pernambuco
  • Ângela Mara de Barros Lara Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2018.237509

Resumo

Teve-se por objetivo neste estudo analisar os livretos do KIT educacional do UNICEF para o Brasil, do Programa da Família Brasileira Fortalecida, buscando compreender quais são as intencionalidades para a gestão e as políticas educacionais de zero a três anos. Constatou-se uma influência à manutenção da Gestão da Pobreza, por meio da intersetorialidade do cuidado e da educabilidade, utilizando estratégias de uma agenda globalmente estruturada para a moralização das classes pobres, em que a participação e os livretos autoajuda são eixos para a educação das crianças e de suas famílias.

Biografia do Autor

Camila Maria Bortot, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestra em Educação e pedagoga Universidade Estadual de Maringá (UEM). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Integrante do Grupo Pesquisa Políticas e Gestão da Educação, do Núcleo de Políticas Educacionais (NUPE) da UFPR e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Políticas Educacionais e Infância (GEPPEIN) da UEM.

Ângela Mara de Barros Lara, Universidade Federal de Pernambuco

Pedagoga pela UEM (1986), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1992), doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Professora Associada aposentada da UEM. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Políticas Educacionais e Infância (GEPPEIN) da UEM.

Downloads

Publicado

2018-07-25