RAP: CAMINHO DE EXPRESSÃO DO CONHECIMENTO PELA MEDIAÇÃO ARTÍSTICA

Autores

  • Everton Antonio Marcelino de Siqueira Universidade Federal de Pernambuco
  • Willian Fernando Porto da Rocha Universidade Federal de Pernambuco
  • Letícia Fleig Dal Forno Universidade Federal de Pernambuco
  • Regiane da Silva Macuch Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2018.237526

Resumo

A mediação artística como meio de expressão do conhecimento pode ser estratégia de discussão sobre questões sociais no contexto escolar. Nesta perspectiva, realizou-se estudo de revisão bibliográfica descritiva com objetivo de analisar o Rap enquanto expressão artístico-musical na escola. Os estudos desvelam que o Rap pode influenciar na formação da identidade do sujeito, principalmente nos espaços periféricos, com potencial de organizar sentimentos, emoções e formular discursos socialmente engajados. Para que essa possibilidade ocorra faz-se necessário reconhecer o Rap no espaço escolar como afloramento de expressão social, conhecimento e narrativa biográfica.

Biografia do Autor

Everton Antonio Marcelino de Siqueira, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Artes Visuais, Mestrando em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário de Maringá, Cesumar.

Willian Fernando Porto da Rocha, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações pelo Centro Universitário de Maringá, Cesumar. Professor na Universidade Centro-Oeste do Paraná- UCP

Letícia Fleig Dal Forno, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa, Professora do Centro Universitário Maringá no Programa de Pós Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações, Bolsista Produtividade em Pesquisa do ICETI – Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Regiane da Silva Macuch, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, Portugal. Professora do Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações – Centro Universitário de Maringá, Bolsista Produtividade do ICETI- Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Downloads

Publicado

2018-07-25