UMA REFLEXÃO DINÂMICA ENTRE CULTURA, MÚSICA E EDUCAÇÃO
Resumo
Compreendemos que a música é uma experiência universal e por tanto extremamente diversificada e por isso importante na educação. O presente artigo constitui-se como um recorte da pesquisa da dissertação do curso de Mestrado Profissional em Educação (UPE). O texto a seguir apresenta reflexões acerca da pratica musical culturalmente diversificada vivenciada na Escola Don Vieira (localizada em Nazaré da Mata) lócus da pesquisa. Dialogamos com os teóricos Duarte (2010) e Carl Orff (1982). Os resultados apontam para a reflexão que o ensino da música deve partir da vivência do aluno e promover o diálogo com a diversidade cultural. Sugerimos ações concretas nas dimensões: da gestão; de infraestrutura; da prática pedagógica.Downloads
Publicado
2016-08-08
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos :- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributin 4.0 International (CC BY 4.0. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).