Artes dos espaços – considerações sobre os nexos emocionais e identitários que os jovens criam com a realidade arquitetónica da escola

Liliana Couto

Resumo


O presente estudo analisa as narrativas que uma jovem construiu sobre os espaços escolares
e que traduziu em duas imagens e um conjunto de expressões orais e escritas. Este testemunho,
de ordem emocional, presta-se a ser analisado numa nova perspetiva neuro social que
nos explicam como estas experiências não são acidentais, mas autobiográficas, integrando a
história pessoal e a construção da nossa identidade.
Palavras-chave: espaços escolares; identidade; emoções; sentimentos; narrativa.
Abstract
This study analyzes the stories that a young girl built about school spaces and that herself
presents in two images and in several written and oral statements. These stories, with emotional
nature, lead us to do an analysis from a new neuro social perspective to explain how
these experiences are not accidental, but autobiographical, integrating personal history and
the construction of our identity.
Keywords: school spaces; identity; emotions; feelings; narrative.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.52583/cartema.v5i5.246790

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores: