Artes dos espaços – considerações sobre os nexos emocionais e identitários que os jovens criam com a realidade arquitetónica da escola
DOI:
https://doi.org/10.52583/cartema.v5i5.246790Palabras clave:
Espaços escolares, Identidade, Emoções, Sentimentos, Narrativa.Resumen
O presente estudo analisa as narrativas que uma jovem construiu sobre os espaços escolares e que traduziu em duas imagens e um conjunto de expressões orais e escritas. Este testemunho, de ordem emocional, presta-se a ser analisado numa nova perspetiva neuro social que nos explicam como estas experiências não são acidentais, mas autobiográficas, integrando a história pessoal e a construção da nossa identidade.
Citas
CASTELLS, Manuel (1999). Vol. II: O poder da Identidade. 2ª ed. S. Paulo: Paz eTerra. ISBN 8521903367
COULON, Alain (1995). Etnometodologia e Educação. Petrópolis: RJ, Vozes.
DAMÁSIO, António (2010). O livro da consciência: a construção do Cérebro Consciente. Temas e debates. Lisboa: Círculo de leitores. ISBN 978 989 644 120 3
DESCHAMPS, Jean Claude & MOLINER, Pascal (2009). A identidade em psicologia social: dos processos identitários às representações sociais. Tradução de Lúcia M. Endlich Orth. Petrópolis: Vozes. ISSN 1518-3483
EAGLETON, Terry (2005). Depois da teoria: um olhar sobre os estudos culturais e o pós-modernismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2005.
GIDDENS, Anthony (2002). Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
HALL, Stuart (2005). A identidade Cultural na pós-modernidade .10ª edição. Rio de Janeiro: DP&A.
KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine (1980). L’énonciation de la subjectivité dansle langage. Paris: Armand Colin. Volume 3, Número 1, p. 162 – 167 [consultado a 29-04-2015] Disponível em URL: http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/
mots_0243-6450_1981_num_3_1_1044_t1_0162_0000_2
KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine (1986). L’implicite. Paris: A. Colin. Volume 39, Numéro, p. 44 – 45. [consultado a 29-04-2015] Disponível em URL : http://www.persee.fr/web/revues/home/ prescript/article/igram_0222-9838_1988_num_39_1_2033_
t1_0044_0000_5
LOURO, Guacira Lopes (1999). Género, Sexualidade e educação. Uma perspetiva pós estruturalista. Petrópolis: Vozes.
LUCAS, Isabel (Dez. 2014). “Quatro mulheres em 40 imagens ao longo de 40 anos”, de Nicholas Nixon. Revista 2 do Público - online, de 28 de dezembro de 2014 [consultado a 01-05-2015] Disponível em URL: http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/quatro- mulheres-em-40-imagens-ao-longo-de-40-anos-1680506
RORTY, Richard (2007). Contingência, ironia e solidariedade. São Paulo: Martins Fontes.