Artes dos espaços – considerações sobre os nexos emocionais e identitários que os jovens criam com a realidade arquitetónica da escola

Autores/as

  • Liliana Couto Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto; i2ADS

DOI:

https://doi.org/10.52583/cartema.v5i5.246790

Palabras clave:

Espaços escolares, Identidade, Emoções, Sentimentos, Narrativa.

Resumen

O presente estudo analisa as narrativas que uma jovem construiu sobre os espaços escolares e que traduziu em duas imagens e um conjunto de expressões orais e escritas. Este testemunho, de ordem emocional, presta-se a ser analisado numa nova perspetiva neuro social que nos explicam como estas experiências não são acidentais, mas autobiográficas, integrando a história pessoal e a construção da nossa identidade.


Citas

CASTELLS, Manuel (1999). Vol. II: O poder da Identidade. 2ª ed. S. Paulo: Paz eTerra. ISBN 8521903367

COULON, Alain (1995). Etnometodologia e Educação. Petrópolis: RJ, Vozes.

DAMÁSIO, António (2010). O livro da consciência: a construção do Cérebro Consciente. Temas e debates. Lisboa: Círculo de leitores. ISBN 978 989 644 120 3

DESCHAMPS, Jean Claude & MOLINER, Pascal (2009). A identidade em psicologia social: dos processos identitários às representações sociais. Tradução de Lúcia M. Endlich Orth. Petrópolis: Vozes. ISSN 1518-3483

EAGLETON, Terry (2005). Depois da teoria: um olhar sobre os estudos culturais e o pós-modernismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2005.

GIDDENS, Anthony (2002). Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

HALL, Stuart (2005). A identidade Cultural na pós-modernidade .10ª edição. Rio de Janeiro: DP&A.

KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine (1980). L’énonciation de la subjectivité dansle langage. Paris: Armand Colin. Volume 3, Número 1, p. 162 – 167 [consultado a 29-04-2015] Disponível em URL: http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/

mots_0243-6450_1981_num_3_1_1044_t1_0162_0000_2

KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine (1986). L’implicite. Paris: A. Colin. Volume 39, Numéro, p. 44 – 45. [consultado a 29-04-2015] Disponível em URL : http://www.persee.fr/web/revues/home/ prescript/article/igram_0222-9838_1988_num_39_1_2033_

t1_0044_0000_5

LOURO, Guacira Lopes (1999). Género, Sexualidade e educação. Uma perspetiva pós estruturalista. Petrópolis: Vozes.

LUCAS, Isabel (Dez. 2014). “Quatro mulheres em 40 imagens ao longo de 40 anos”, de Nicholas Nixon. Revista 2 do Público - online, de 28 de dezembro de 2014 [consultado a 01-05-2015] Disponível em URL: http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/quatro- mulheres-em-40-imagens-ao-longo-de-40-anos-1680506

RORTY, Richard (2007). Contingência, ironia e solidariedade. São Paulo: Martins Fontes.

Cómo citar

Couto, L. (2016). Artes dos espaços – considerações sobre os nexos emocionais e identitários que os jovens criam com a realidade arquitetónica da escola. Cartema, 5(5), 153–165. https://doi.org/10.52583/cartema.v5i5.246790

Número

Sección

Flujo Continuo – Artículos