Entre fios, linhas e agulhas: pesquisa narrativa a/r/tográfica e suas possibilidades na formação de professoras/es

Luciana Borre Nunes

Resumo


Enredei fios de linha; tricotei cachecóis; confabulei histórias sobre a mulher que lavava pratos;
emaranhei dúvidas sobre como encher a cama de desejos e bordei sonhos de uma vida
matrimonial. Conjuguei o verbo tramar e a cada ponto entraram em jogo lembranças, alegrias,
injustiças e novas possibilidades de encapsulamento/clausura. Envolvi estudantes nas
loucuras de um corpo poético e inventei caminhos de pesquisa narrativa e artográfica para
entender como acontece a formação de professoras/es para questões de gênero e sexualidades
no curso de Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pernambuco.
Esbocei trânsitos de gênero e sexualidades, conspirei para o surgimento de novas poéticas e
armei fraturas nos processos de ensinar e aprender através da educação da Cultura Visual.
Palavras-Chave: Cultura Visual; Pesquisa Narrativa e Artográfica, Gênero e Sexualidades.
Abstract
I embroidered line wires; I knit scarves; I created stories about the woman who was washing
dishes; I tangled questions about how to fill the bed with desires and stitched dreams of a
married life. I conjugated the verb “plot” and at every point came into play memories, joys,
injustices and new possibilities for encapsulation/enclosure. I involved students in the poetic
body and invented narrative and artographic research paths to understand how is the
training of teachers on gender and sexuality issues in the Degree in Visual Arts of the Universidade
Federal de Pernambuco. I have outlined transits of gender and sexualities, I conspired
for the emergence of new poetics and fractured the processes of teaching and learning
through education of Visual Culture.
Keywords: Visual Culture; Narrative and Artographic Research, Gender and Sexualities.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.52583/cartema.v5i5.246791

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores: