Entre fios, linhas e agulhas: pesquisa narrativa a/r/tográfica e suas possibilidades na formação de professoras/es

Autores

  • Luciana Borre Nunes Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.52583/cartema.v5i5.246791

Palavras-chave:

Cultura Visual, Pesquisa Narrativa e Artográfica, Gênero e Sexualidades.

Resumo

Enredei fios de linha; tricotei cachecóis; confabulei histórias sobre a mulher que lavava pratos; emaranhei dúvidas sobre como encher a cama de desejos e bordei sonhos de uma vida matrimonial. Conjuguei o verbo tramar e a cada ponto entraram em jogo lembranças, alegrias, injustiças e novas possibilidades de encapsulamento/clausura. Envolvi estudantes nas loucuras de um corpo poético e inventei caminhos de pesquisa narrativa e artográfica para entender como acontece a formação de professoras /es para questões de gênero e sexualidades
no curso de Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pernambuco. Esbocei trânsitos de gênero e sexualidades, conspirei para o surgimento de novas poéticas e armei fraturas nos processos de ensinar e aprender através da educação da Cultura Visual.


Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

BOURRIAUD, Nicolas. Formas de vida: a arte moderna e a invenção de si. Tradução Dorothée de Bruchard. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BRAIDOTTI, Rosi. Diferença, diversidade e subjetividade nômade. In: Labrys, Estudos Feministas (revista virtual). Trad. Roberta Barbosa. N. 1-2, jul. / dez. 2002, p. 1-18.

BUTLER, Judith. Cuerpos que importan: sobre los límites materiales y discursívos del “sexo”. Traducción de Alcira Bixio - 1ª ed. Buenos Aires: Paidós, 2002.

CHARRÉU, Leonardo; OLIVEIRA, Marilda. Sobre ensinar e aprender e sobre aprender e ensinar no campo das visualidades contemporâneas. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Educação da Cultura Visual: Aprender... Pesquisar... Ensinar...

Santa Maria: Editora UFSM, 2015, p. 191-210.

CONELLY,M.; CLADININ, J. Narrative inquiry. San Francisco: Jossey-Bass, 2000.

DIAS, Belidson. A/r/tografia como metodologia e pedagogia em artes: uma introdução. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita (Orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora UFSM, 2013, p. 21-26.

EVANGELISTA, Olinda. A vida em Bordados. 37ª reunião da Anped, 2015. Acesso em: 25/01/2016, endereço: http://37reuniao.anped. org.br/bordados-olinda-evangelista/

Downloads

Como Citar

Nunes, L. B. (2016). Entre fios, linhas e agulhas: pesquisa narrativa a/r/tográfica e suas possibilidades na formação de professoras/es. Cartema, 5(5), 166–178. https://doi.org/10.52583/cartema.v5i5.246791

Edição

Seção

Fluxo Contínuo - Artigos