Narrativas em cultura e arte contemporânea: Experiência didática via Mitea na formação de professores em Artes visuais
DOI:
https://doi.org/10.51359/2763-8693.2013.251725Keywords:
Narrativas, Didática, Formação do professor de Artes Visuais.Abstract
Este artigo analisa a construção e o desenvolvimento das aulas da disciplina “Cultura e
Arte Contemporânea”, ministrada a professores/alunos das redes municipal e estadual
de ensino, na cidade de Juazeiro/BA, que cursam a Licenciatura em Artes Visuais do
Programa de Formação Inicial de Professores - Plataforma Freire. Utilizando-se de uma
perspectiva dialética no ensino de Arte e por meio da proposta Multi, Inter e Trans do
Ensino de Arte - MITEA, realizei inferências e discussões sobre temáticas específi cas
que tratam de Cultura e Arte na contemporaneidade. Trato dos discursos desenvolvidos
em formato de narrativas, percebendo a efi ciência deste instrumento investigativo como
sintetizador de experiências didáticas. Interpreto as discussões realizadas, permeadas
por discursos entre se tornar artista, pesquisador e professor de Artes Visuais. Refl ito, ao
fi na,l acerca da importância de uma formação em artista/professor/pesquisador para os
cursos de Licenciatura em Artes Visuais.
References
ALMEIDA, Célia Maria de Castro. Ser Artista, ser professor: razões e paixões do ofício. São Paulo: Ed; UNESP, 2010.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos.7ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GONÇALVES, Rubenilde da Silva. Re: Como me tornei professora de Artes. [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por flapedrosa@gmail.com. Acesso em: 07 de março de 2011.
IRWIN, Rita. A/r/tografi a: uma mestiçagem metonímica In: BARBOSA, Ana Mae; AMARAL, Lilian. (org.). Interterritorialidade: mídias, contexto e educação. São Paulo: Editora Senac São Paulo ; Edições SESC SP , 2008.
RICHTER, Ivone Mendes. A formação do professor de artes visuais em uma perspectiva internacional: implicações para o ensino de arte no Brasil. In: OLIVEIRA, Marilda Oliveira de; HERNANDEZ, Fernando. (Orgs.). A formação do professor e o ensino das
artes visuais. Santa Maria: Ed. UFSM, 2005.
SANTOS, Jair Ferreira dos. O que é Pós-moderno. São Paulo: Brasiliense, 2004.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. A construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad, 2009.
VASCONCELOS, Flávia Maria de Brito Pedrosa. Proposta Curricular de Juazeiro – Direito de Aprender: Artes. 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Juazeiro – BA: Gráfica Obelisco, 2011.
VASCONCELOS, Flávia Maria de Brito Pedrosa. Narrativas no ensino de Artes Visuais em Juazeiro/BA e Petrolina/PE. 2011b. 151f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal de Pernambuco, João Pessoa, PB, 2011a.